Polícia Militar de Minas Gerais

SISTEMA DE SAÚDE (SISAU) - CUIDANDO DA SAÚDE DOS SEUS 220 MIL BENEFICIÁRIOS

JCS - JUNTA CENTRAL DE SAUDE - Tel (31) 3071-5375


                                                                                
 
                

                     A Junta Central de Saúde é o órgão oficial de perícias médicas da Polícia Militar de Minas Gerais que tem como marco histórico de sua fundação a data 6 de junho de 1.914, a mesma da ata da 1ª sessão da então Junta de Inspeção de Saúde. Durante várias décadas, sua história se confundiu com a do Hospital Militar, onde ocupava um anexo. Seus integrantes eram designados para a realização das perícias médicas, não existindo um corpo permanente de peritos. A partir de dezembro de 1.979, a JCS passou a funcionar como unidade independente, tendo um oficial médico como presidente e um corpo de peritos permanente.

Atualmente é composta por 25 (vinte e cinco) integrantes, sendo presidida por um (a) Cel PM QOS, nove oficiais médicos peritos, uma oficial psicóloga, uma oficial de fileira e nove praças. É também apoiada por quatro praças do CBMMG.

Faz parte de sua rotina um diversificado e crescente leque de atividades na área médico pericial, de cunho administrativo e judicial. Entre as mais comuns estão à concessão de licenças e dispensas médicas, reformas de militares da ativa e da reserva, realização de perícias diversas, tais como: Perícias para avaliação da capacidade laborativa; Perícias psicopatológicas; Perícias para porte de arma; Perícias para demissão ou baixa do serviço ativo; Perícias para atestado de origem; Perícias para avaliação de reforma; Perícias judiciais para Justiça Militar e outros; Perícias em apoio ao IPSM para inclusão de dependente inválido, além de atuar como Assistente Técnico das Instituições Militares em processos na Justiça Comum.

Seus pareceres refletem-se no âmbito não só institucional, como também no social, econômico e político. Além destas atividades peculiares, tem se antecipado na identificação de problemas, propondo e influindo na modernização da legislação da instituição.

A JCS está localizada à Rua Levi Coelho, nº 51, no Bairro Santa Efigênia, distribuída da seguinte forma: 2º andar para atendimentos periciais, 3º andar arquivo da unidade e 4º andar setor administrativo. Com os seguintes horários de funcionamento: de 07h às 12h e de 13h30min às 16h30min, às segunda, terças, quintas e sextas-feiras e às quartas-feiras de 07h30min às 12h.

Telefones para contato: (31) 3071-5375 e (31) 3071-5376.

E-mail Institucional é: jcs@pmmg.mg.gov.br

                                                                                                         A PRESIDÊNCIA:

                                                                                            Cel PM QOS Gilmara Mota Martins