Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

SISTEMA DE SAÚDE (SISAU) - CUIDANDO DA SAÚDE DOS SEUS 220 MIL BENEFICIÁRIOS

DIRETORIA DE SÁUDE - Tel (31) 3915-7991



CEL QOPM GIOVANI DE SOUSA SILVA
DIRETOR DE SÁUDE
 
 
 
TEN CEL QOPM RONER BORDONE
SUBDIRETOR DE SAÚDE
 
 
Breve Histórico da Saúde na PMMG
  
 
                                                           
No Séc. XVIII tínhamos o Real Hospital Militar de Villa Rica. Um simples ambulatório para nosso atendimento, em Ouro Preto, então capital do Estado.

 
 
Em 1903 é constituída a “Sociedade de Amparo À Família Miliciana”, baseada no sonho de abnegados sargentos, que almejavam um amparo financeiro melhor para seus dependentes e viúvas. 

O Dr. Benjamin Targini Moss, que já havia servido no Exército Brasileiro e saindo na patente de Major, foi o primeiro médico designada pelo Governo de Minas para a PMMG, então Brigada Policial de Minas Gerais, no posto de capitão, sendo transferido para Belo Horizonte quando da inauguração do prédio do 1º Batalhão, criando desta forma a primeira Seção de Assistência à Saúde.

 
 

Foi constituída a Caixa Beneficente da Força Pública de Minas Gerais, em 1911, através da Lei Estadual Nr. 565, de 19 de Setembro de 1911.

 

Através da Lei nº 577 de 30 de agosto de 1913 o presidente do Estado Dr. Júlio Bueno Brandão, cria o Serviço de Saúde da Força Pública. No dia 1º de agosto de 1914, em um domingo, é inaugurado o Hospital Militar, localizado à Rua Manaus, entre as ruas Álvares Maciel e Padre Marinho, bairro Santa Efigênia, que possuía 60 leitos, sendo o terceiro hospital da nova capital e transferindo-se em 1949 para o prédio definitivo e atual, localizado na avenida do Contorno. Através da Lei          nº 6.967, de 21 de dezembro de 1976 o hospital recebe a denominação de Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira.

 

Ainda em 17 de dezembro de 1913, pelo Decreto nº 4.060, foi aprovado o regulamento para o Serviço de Saúde da Força Pública tendo com o seguinte corpo clínico: Chefe do Serviço de Saúde e Diretor do Hospital, Major-chefe Carlos Alberto Pires de Sá; Capitães-médicos Abel Tavares de Lacerda e Marcelo Libânio; Tenente cirurgião-dentista Manoel Teixeira de Magalhães Penido; Alferes-farmacêutico Edgard de Albergaria Santos, que também era encarregado do serviço de radiologia. Salienta-se que nesta época o serviço de Odontologia era uma seção dentro do Hospital Militar.

 

Foi criado em 15 de julho de 1969, através do Decreto Lei 11.966, a Diretoria de Saúde da Polícia Militar.

 

Com duração efêmera, foi criado em 1971, o Fundo de Assistência Médica Hospitalar (FAMHO), que durou aproximadamente sete meses; vindo a ser substituída pela a Carteira de Assistência à Saúde da PMMG – CASCB, que funcionava dentro da Caixa Beneficente da PMMG, que viabilizou os convênios, estendendo-os aos destacamentos, que até então não tinham nenhuma assistência, salvo na sede dos BPM ou em BH.

 

Com a transformação da Caixa Beneficente em Autarquia, em 1976, esta assume o gerenciamento do pagamento dos gastos da saúde na PMMG, sendo finalmente em 1990, assinado o Convênio PMMG X IPSM, cabendo à Diretoria de Saúde, a responsabilidade pelo gerenciamento da Assistência à Saúde.

 

Assinado em 9 de agosto de 1995, o Plano de Assistência à Saúde (Resolução Conjunta 07/95), estabelece normas que regulam as atividades de assistência à saúde aos servidores da Polícia Militar e beneficiários do IPSM.

 

Com as mudanças ocorridas na última década, que culminou na separação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, foi realizada nova modificação na forma de administrar o Sistema de Saúde, sendo 2002 assinado novo Convênio PMMG X CBMMG X IPSM e a instituição do Conselho Gestor de Saúde.

 

Atualmente compoem a Diretoria de Saúde as seguintes seções:

ASSESSORIA JURÍDICA 7 kb

SEÇÃO DE GESTÃO ESTRATÉGICA 6 kb

SEÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE 7 kb

SEÇÃO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO, CONTROLE E TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA 83 kb

SEÇÃO DE VIGILÂNCIA À SAÚDE 7 kb

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, OUVIDORIA E GESTÃO DE PESSOAS 10 kb

SEÇÃO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E LOGÍSTICA 7 kb

SECRETARIA 8 kb