Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas - ROTAM

Atividades


  

           

MISSÃO DO BATALHÃO ROTAM


                

         O BATALHÃO DE RONDAS TÁTICAS METROPOLITANAS (BATALHÃO ROTAM) constitui-se em força de reação e manobra do Comando-Geral da PMMG, podendo, portanto, ser empregado em qualquer local do Estado, onde ocorra grave violação da ordem pública.

           É uma força especial capaz, totalmente adestrada, pronta para atuar em qualquer parte de Minas Gerais mediante acionamento do Comando-Geral da PM e do Coronel Comandante do Policiamento Especializado (CPE). De ágil deslocamento e atua diuturnamente recobrindo as Unidades de Área e atuando principalmente no combate a grande criminalidade violenta. Dotada de policiais bem treinados e de armamentos de combate urbano como fuzis 223 (556) de fabricação da IMBEL e de pistolas 9mm e fuzis para-fal 762.


           Como o seu deslocamento é de grande agilidade, atua também com a missão de controlar disturbios civis, retomada de pontos criticos e unidades prisionais e locais de homizio de criminosos de alta periculosidade e na restauração da ordem pública quando as unidades de área já não detém o controle.
A unidade foi criada dia 1º de fevereiro de 1978 ápos a extinção do antigo Batalhão de Rádio-patrulha (BRp).
O Batalhão hoje é o Batalhão ROTAM, fruto do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

           A frota de viaturas é dotada de veículos de quatro rodas e de duas rodas, sendo que as de quatro rodas são de motor furgão e as de duas rodas são motos modelo Falcon 400cc e CB500cc. As de quatro rodas são viaturas adaptadas para o tipo de patrulhamento ROTAM que são do modelo Blazer, sendo que serão equipadas com computadores a bordo que darão aos policiais total condições de trabalho no tocante a checagem de prontuários, lavratura de boletins de ocorrência e verificação de placas de veículos, possibilitando que sejam desafogadas a rede de rádio. A missão da ROTAM em Minas Gerais é impar e contribui para a paz em nosso Estado "E QUEM CONHECE CONFIA" porque o lema principal da tropa é "ROTAM, PARA SERVIR E PROTEGER".

          Buscando-se um aprimoramento do conceito acima, o Comando de Policiamento Especializado - CPE - traz que a função precípua do Batalhão ROTAM é executar ações e/ou operações táticas de recobrimento em situações emergenciais no campo da segurança pública em todo o Estado de Minas Gerais e, ordinariamente, apoiar as Unidades de Área da 1ª, 2ª e 3ª RPM na prevenção / repressão à criminalidade violenta. A ROTAM, tem como missão principal a prevenção e combate a criminalidade violenta e o atendimento de ocorrência de alta complexidade. O Batalhão busca diuturnamente o combate à macro-criminalidade, perseguindo, fustigando e prendendo os infratores em todo território do Estado de Minas Gerais.

          Sempre pronto a ofereçer o melhor de si, valente a aguerrido, o BATALHÃO ROTAM se destaca sobretudo no atendimento às ocorrências de maior complexidade, apostando na capacidade de seus oficiais e praças, profissionais esses altamente preparados para atuarem nas situações mais adversas.