Polícia Militar de Minas Gerais

Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd

separe os e-mails por vírgula

Missão e Visão do Proerd

18/03/2019

            A partir de 1998, cientistas comportamentais passaram a sugerir uma abordagem diferente, com base em pesquisas bem-sucedidas sobre mudança de comportamento. Em vez de lições meramente informativas, eles propuseram um programa de construção prática do conhecimento, no qual o policial fornece estratégias de comunicação e tomada de decisão, permitindo que as crianças pratiquem essas habilidades através de dramatizações e simulações. Diante disso e em busca de um novo currículo, o Conselho Científico do D.A.R.E. America  escolheu o “Keepin’ it REAL” (posteriormente lançado no Brasil com o nome “Caindo na REAL”) dentre mais de duzentos listados no Registro Nacional de Programas Baseados em Evidência Científica dos EUA, mantido pela Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA)[1].

            Os novos currículos D.A.R.E. “Keepin’ it REAL”, ou Proerd “Caindo na REAL”, foram desenvolvidos pelos pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia – EUA, Dr. Michael L. Hecht[2] e Dra. Michelle Miller Day[3]. Nesse novo formato os policiais instrutores falam por apenas cerca de oito minutos durante cada lição, para que os alunos passem mais tempo praticando decisões difíceis em atividades com seus colegas de classe.

            Esses novos currículos “Caindo na REAL” proporcionaram uma virada na estratégia institucional e determinaram a definição atual da missão e da visão do programa D.A.R.E./Proerd[4]:

  • Missão: ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
  • Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

 

            Com base nesses novos valores, o slogan do Proerd passou a ser: ENSINANDO A ESCOLHER UMA VIDA SEGURA E SAUDÁVEL.

 

Clique e saiba mais sobre a evolução dos Curriculos Educacionais do Proerd.

 


[1] Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA) é uma agência dentro do Ministério da Saúde dos Estados Unidos (U.S. Department of Health and Human Services) que lidera os esforços de saúde pública para o avanço da saúde comportamental da nação. A missão da SAMHSA é reduzir o impacto do abuso de substâncias e das doenças mentais nas comunidades americanas. Disponível em: <<http://www.samhsa.gov/about-us>>. Acesso em 14/03/2019.

[2] Graduado e Mestre em Comunicação pela Queens College em Nova York, Doutor em Comunicação e Saúde pela University of Illinois. Dr. Hecht é professor e pesquisador na Penn State University desde 1997; Presidente e Co-Fundador do programa “Prevenção REAL”. Disponível em: <<https://real-prevention.com/about-us-2/>>. Acesso em 14/03/2019. Página pessoal: <<http://cas.la.psu.edu/people/mlh10>>, acesso em 14/03/2019.

[3] Graduada em Comunicação pela University of Southern California, Mestre em Comunicação e Doutora em Filosofia pela Arizona State University; Co-Presidente e Co-Fundadora do programa “Prevenção REAL”. Dra. Miller-Day foi professora na Penn State University e Diretora do Grupo de Investigação Qualitativa até 2012, quando se juntou à Chapman University em Orange, Califórnia, como Professora de Estudos em Comunicação e Saúde e em Comunicação Estratégica. Disponível em: <<https://real-prevention.com/about-us-2/>>. Acesso em: 14/03/2019. Página pessoal: <<https://www.linkedin.com/in/michelle-miller-day-3871619a>>, acesso em 14/03/2019.

[4] Tradução livre e adaptada. Texto original em inglês: The D.A.R.E. Mission: “Teaching students good decision-making skills to help them lead safe and healthy lives”. The D.A.R.E. Vision: “A world in which students everywhere are empowered to respect others and choose to lead lives free from violence, substance abuse, and other dangerous behaviors.”. Disponível em: <<https://dare.org/about/#MissionVision>>. Acesso em 14/03/2019.

Autor: PMMG