Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

Serviços

TRANSITOLÂNDIA


Como funciona a Transitolândia


Nossa missão tem o objetivo principal de "conscientizar crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, na CONDIÇÃO ESPECIAL DE PEDESTRE E PASSAGEIRO DE VEICULO". Pois, na condição de condutor de veiculo, os CFCs (centro de formação de condutores) é que possuem competência na forma da lei pra instruir futuros condutores.

A apresentação do teatro militar tem por orientação os cursos pedagógicos realizados em instituições como o DER/MG e DETRAN/MG: Curso de educador de Trânsito; e por cursos livres de teatro e de LIBRAS, estes realizados pelos integrante da seção da Transitolândia voluntariamente.

A equipe tem uma forma muito diferente de se apresentar nos locais de evento e na sede da Transitolândia. Pois, usamos técnicas de teatro amador, dança, musica, jogos, dentre outros. Então, é primordial que haja hora de inicio, meio e fim:

1) inicio: momento da apresentação do interlocutor (militar palestrante teatral) com o público presente. Neste momento será apresentada os conceitos básicos de trânsito e de regras de circulação;

2) meio: momento ápice da apresentação teatral militar: esta parte está repleta de brincadeiras lúdicas, jogos, dança, e interatividade dos militares com o público presente. Neste momento acontece o maior pico de atenção do público, sendo propicio a transmissão clara e direta de informações de segurança no trânsito;

3) fim: momento de encerramento da palestra teatral. Por mais divertida e envolvente que seja uma apresentação, todo, e qualquer "Telespectador/Espectador" tem um limite de concentração para as mensagens a serem processadas no inconsciente. Lembrando que nossa geração, bem como a de nossos filhos e netos, foram condicionadas e programadas:

Concluindo, as atividades lúdicas de teatro e palestra da seção da Transitolândia tem duração máxima de 02 horas.

Na parte pratica da atividade (exploração do espaço físico da Transitolândia, ou da Pista móvel da Transitolândia com bicicletas e velocípedes):

A parte pratica da atividade se dará, somente, mediante à avaliação da equipe da Transitolândia, a qual irá levar em conta:

1) As condições de segurança do local - local policiado, uma vez que as atenções da equipe militar do BPTran estará voltada somente para atividade e para as crianças.

2) As condições físicas de pratica de atividade: local plano, se possível coberto do sol, com ponto de energia seguro de 110 voltz (disponibilizado pelo solicitante), e se há a interferência de outros veículos e pedestres na pista móvel;

3) A quantidade de público instruído x quantidade de público não instruído: a) o publico instruído se trata de pessoas que acabaram de assistir à palestra teatral de segurança no trânsito - condição básica para explorar o espaço de trânsito, assim, evitando riscos de acidentes. b) Público não instruído: é aquele público itinerante de grandes eventos que não assistem à palestra teatral, (muitos destes não assistem, pois chegam atrasados ou as atenções estão voltadas para outras atrações) mas que ao tomarem conhecimento da atividade, querem participar andando de bicicleta, e com isso, colocam em risco a segurança dos demais que estiveram no primeiro momento da atividade (palestra teatral). Então, nem sempre haverá parte pratica de bicicletas e de velocípedes nas Transitolandias Móveis, pois a condição necessária básica é a instrução de segurança no trânsito pela apresentação teatral.

Devemos lembrar sempre que as missões da Transitolândia e da Transitolândia Móvel, não são entretenimento descompromissado, como em eventos infantis de brinquedos de pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, e etc. As missões da Transitolândia visam principalmente a instrução de forma lúdica teatral, com o objetivo de sensibilizar pessoas a respeitarem as regras de convivência no trânsito (Pedestre e Passageiro).

Como agendar sua visita


1) PALESTRA TEATRAL DENTO DO ESPAÇO DA TRANSITOLÂNDIA/BPTRAN

Todos os anos, na primeira semana do mês de fevereiro abrimos a agenda para acertos de compromissos de palestras teatrais militares. A agenda fica aberta o ano todo, mas com o passar do tempo as vagas de agendamento acabam rapidamente. Desta forma, orientamos aos solicitantes que entrem em contato com a seção pelo telefone:

031)  2123 1276 -  de 09:00 às 11:00 e de 14:00 Às 16:00. 

O agendamento também pode ser feito pessoalmente na Transitolândia na Avenida Amazonas, nº 6227, bairro Gameleira, Belo Horizonte de 08:30 às 17:30.

ou ainda pelo e-mail:

transitolandia-bptran@pmmg.mg.gov.br

2) PALESTRAS TEATRAIS DA TRANSITOLÂNDIA MÓVEL

Agendamento da Transitolândia móvel,  da mesma forma descrita acima para o agendamento da Transitolândia:

A Transitolândia Móvel é um projeto especial de visita da equipe da Transitolândia fora da Unidade abrangendo toda região metropolitana de BH (Igrejas, escolas, comunidades). 

Assim como a visita na TRansitolândia convencional, no local existe a previsão máxima de atendimento de 02 horas.

Em tempo, uma vez que a Transitolândia tem missões teatrais, é importante que em eventos com outras atrações (cama elástica, pula-pula, teatro, brinquedos, banda de musica, canil...) sejam feitos de forma cronológica; de forma que uma atividade não concorra com uma outra. Pois do contrario, o público fica disperso em varias atividades ao mesmo tempo, podendo fazer com que uma atração fique desprestigiada.

Após as apresentações da transitolândia móvel, é recomendado o desmonte do aparato teatral e locação na viatura do material e equipe, para retorno ao Batalhão. 

Videos da atuação da Transitolândia


As atividades da Transitolândia da Polícia Militar já foi pauta de muitas matérias educativas sobre educação no trânsito para pedestres e passageiros. Veja algumas delas:

 

Horários de funcionamento


SEGUNDAS-FEIRAS:

Manhãs: inicio 09h00min, fim 11h00min (duas horas de atividades teatrais)

Tardes: inicio 14h00min, fim 16h00min (duas horas de atividades teatrais)

TERÇAS-FEIRAS:

Manhãs: inicio 09h00min, fim 11h00min (duas horas de atividades teatrais)

Tardes: inicio 14h00min, fim 16h00min (duas horas de atividades teatrais)

QUARTAS-FEIRAS:

Somente pelas manhãs: inicio 09h00min, fim 11h00min (duas horas de atividades teatrais)

QUINTAS-FEIRAS:

Manhãs: inicio 09h00min, fim 11h00min (duas horas de atividades teatrais)

Tardes: inicio 14h00min, fim 16h00min (duas horas de atividades teatrais)

SEXTAS-FEIRAS:

Manhãs: inicio 09h00min, fim 11h00min (duas horas de atividades teatrais)

Tardes: inicio 14h00min, fim 16h00min (duas horas de atividades teatrais)

SÁBADOS:

Atendimento às famílias. Neste caso, orientamos que os interessados entrem em contato pelo telefone 031 2123-1276 no período da tarde até às 16h na sexta-feira para se informarem se haverá atendimento ao público no sábado.

Foto: Transitolândia Móvel montada em um ginásio.

Orientações aos visitantes


No momento do pré-agendamento, via telefone 031 2123-1276, é acordado junto ao solicitante as seguintes recomendações:

1) quantidade máxima de crianças: 60 alunos por visita;

2) faixa etária: se for educandário, de 04 a 12 anos; (Obs: também recebemos pessoas da 3º idade);

3) hora de chegada da instituição no espaço da Transitolândia, se dará 10 minutos antes das atividades acordadas (manhã 08:50 - tarde 13:50);

4) hora de liberação das instituição da atividade: manhã 11:00 - tarde 16:00.

5) a instituição ou a família deverá trazer lanche para seus próprios alunos e filhos. Durante à atividade, o policial palestrante irá reservar um momento na hora da missão, para se fazer um momento saudável de pausa. Após isso, a atividade lúdica é retomada (lembrando do momento de pausa para reorganização dos pensamentos).

6) o transporte dos alunos ficará de responsabilidade da instituição educandário. E esta, deverá acordar com o seu motorista, que ele e o veículo (ônibus) deverão permanecer dentro do batalhão, do inicio ao fim da atividade militar.

7) que a cada quantidade de 10 alunos, a Instituição solicitante deverá disponibilizar 01 monitor (adulto), para acompanhar a disciplina da turma;

8) que para formalizar o agendamento, o responsável pela instituição deverá enviar um oficio ao Batalhão de Patrulhamento de Trânsito - BPTran, solicitando a confirmação do pré-agendamento (com data-hora), e dar ciência que estão de acordo com o que foi acordado via telefone. Este ofício poderá ser encaminhado via e-mail: transitolandia-bptran@pmmg.mg.gov.br.

9) em caso de desistência do agendamento, a instituição solicitante, deverá avisar o quanto antes, para disponibilizar vaga para outra instituição;

10) as instituições deverão avisar os responsáveis que todas as atividades ministradas pela equipe da Transitolãndia são GRATUITAS.

Transitolândia de Contagem


A Transitolândia de Contagem denominada “Zé Pedal” é sediada na Avenida João César de Oliveira, 5400, bairro Jardim Marrocos. Foi inaugurada em 06/04/91 e recebe em média mil crianças por mês, oriundas de diversas escolas, em sua maioria da rede municipal de Contagem, igrejas, creches, empresas, da RMBH e interior.

A finalidade é conscientizar as crianças quanto à Educação para o trânsito, Cidadania, Educação Ambiental, Prevenção à Violência Infantil e Prevenção ao uso de drogas.

É utilizada a metodologia do teatro de fantoche, com práticas de trânsito em uma pequena cidade projetada para crianças, com parques, bicicletas, minipassarela, miniônibus, minilocomotiva e uma área verde. Brincando, as crianças aprendem e também ensinam aos adultos a praticar o respeito ao próximo e a si mesmas.

Contatos: 3º Sgt Leão e 3º Sgt Inácio

Email: 18bpm-p5@pmmg.mg.gov.br

Tel: (31) 2191 6107 / 2191 6124

Foto: Transitolândia Zé Pedal em Contagem - Minas Gerais