Notícias Policiais

PMMG lança operação no Agosto Lilás para aumentar combate à violência doméstica

02/08/2021

“Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. Essa é uma frase que perde cada vez mais sua força dentro da oralidade de uma sociedade que, bem como a Polícia Militar de Minas de Gerais (PMMG), não aceita a violência contra a mulher. Enfatizando a importância dos 15 anos de criação da Lei Maria da Penha, a PM lançou para toda Minas, nessa segunda-feira (02/08), a Campanha de Prevenção à Violência Doméstica – Agosto Lilás.

O trabalho de prevenção à violência contra a mulher é contínuo, como afirmou a comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica (2ª Cia PM Ind PVD), tenente-coronel Daisy Ferrarezi Moura, durante o lançamento da campanha na sede da 2ª RPM, bairro Novo Eldorado, em Contagem.

“O Agosto Lilás é um reforço e veio junto com a promulgação e sanção pelo governo federal da Lei Maria da Penha, que criou mecanismos de combate e prevenção a todos os tipos de violência doméstica, cujos registros pegamos diariamente, avaliamos e fazemos a visita. Depois há o encaminhamento aos órgãos que integram a rede de proteção de violência doméstica, orientação a mulher e também ao autor”, explicou a militar.

Criada em 2006, a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006) completa 15 anos e a PMMG age por meio da conscientização e mobilização da sociedade, além de fomentar a denúncia e prisão dos agressores. Na 2ª RPM, só nos seis primeiros meses de 2021 foram 27 presos, 10.565  visitas às vítimas  realizadas e 351 autores notificados. Em 2020 foram 25 presos na área da 2ª Cia PM Ind PVD, que abrange 18 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, como Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité, Sarzedo, Juatuba, entre outros.

Campanha no Estado

Diversas ações, em várias partes do Estado, começaram a ocorrer hoje e não param quando mês acabar. Nos municípios de Aimorés, Resplendor e Conselheiro Pena os militares, membros das prefeituras locais e voluntários abordaram pessoas diversas e entregaram-lhes folders e cartilhas com dicas informativas, além de broches e rosas.

Na 9ª RPM, em Uberlândia, foi realizada coletiva de imprensa e os militares da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica explanaram sobre as ações que serão realizadas durante todo o mês de agosto, além de responder perguntas dos jornalistas durante coletiva.

PMMG launches operation in August Lilac to increase combat against domestic violence

“In a quarrel between husband and wife, no one takes the spoon”. This is a phrase that is increasingly losing its strength within the orality of a society that, as well as the Military Police of Minas de Gerais (PMMG), doesn’t accept violence against women. Emphasizing the importance of 15 years since the creation of the Maria da Penha Law, the Military Police launched throughout Minas, this Monday (02/08), the Domestic Violence Prevention Campaign – August Lilás.

The work of preventing violence against women is ongoing, as the commander of the 2nd Independent Military Police Company for the Prevention of Domestic Violence (2nd Cia PM Ind PVD), Lt. Col. Daisy Ferrarezi Moura, stated during the launch of the campaign at the headquarters from the 2nd RPM, Novo Eldorado neighborhood, in Contagem.

“August Lilac is a reinforcement and came together with the enactment and sanction by the federal government of the Maria da Penha Law, which created mechanisms to combat and prevent all types of domestic violence, whose records we collect daily, evaluate and visit. Then there is the referral to the bodies that make up the domestic violence protection network, guidance to women and also to the perpetrator”, explained the military officer.

Created in 2006, the Maria da Penha Law (Federal Law No. 11,340/2006) completes 15 years and the PMMG acts by raising awareness and mobilizing society, in addition to promoting the denunciation and arrest of aggressors. In the 2nd RPM, in the first six months of 2021 alone, 27 were arrested, 10,565 visits were made to victims and 351 perpetrators were notified. In 2020, 25 were arrested in the 2nd Cia PM Ind PVD area, which covers 18 municipalities in the metropolitan region of Belo Horizonte, such as Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité, Sarzedo, Juatuba, among others.

Campaign in the State

Several actions, in various parts of the state, started taking place today and do not stop when the month ends. In the municipalities of Aimorés, Resplendor and Conselheiro Pena, the military, members of local city halls and volunteers approached different people and handed them folders and booklets with informative tips, as well as brooches and roses.

At the 9th RPM, in Uberlândia, a press conference was held and the soldiers from the Domestic Violence Prevention Patrol explained the actions that will be carried out throughout the month of August, in addition to answering questions from journalists during the press conference.

Tradução: 2º Sgt PM Maurício Félix

Autor: Killzy Lucena - Sala de Imprensa PMMG