Polícia Militar de Minas Gerais

Notícias Policiais

separe os e-mails por vírgula

PMMG garante segurança no transporte e em locais de prova durante Operação Enem 2021

23/11/2021

A Polícia Militar começou a apoiar a realização da etapa 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) levando segurança para a logística, escolta e policiamento nos locais de prova. A PM e mais 22 instituições atuaram para que o exame acontecesse no último domingo (21/11), mas para os militares as atividades começaram ainda na quinta-feira (18/11), quando ocorreram as escoltas dos veículos dos Correios que distribuíram os malotes com as provas partindo dos centros de distribuição em Belo Horizonte e Contagem.
 
A realização da operação exige um esquema de segurança preciso, visando garantir a confiabilidade na distribuição e o sigilo das provas, uma vez que o extravio ou violações dos malotes inviabilizariam todo o processo.
 
A Diretoria de Operações (DOP) está à frente da organização da PM dentro da Operação Enem. Foram empenhados 674 militares, 329 viaturas, que fizeram a segurança em 188 municípios onde ocorreu o Enem digital e impresso, que totalizou 1.503 locais de prova. A finalização da entrega de 100% das provas foi feita com a escolta reversa da PM às 22h15 do domingo sem nenhum problema. 
 
No quesito segurança, em Belo Horizonte, Região Metropolitana de BH e no interior do estado, a PM registrou apenas chamadas de menor repercussão. A instituição ainda apoiará a realização da prova com a Operação Enem PPL (Pessoas Privativas de Liberdade). 

Autor: Killzy Lucena - Sala de Imprensa PMMG