Polícia Militar de Minas Gerais

Noticias Policias

separe os e-mails por vírgula

PMMG lança megaoperação para as eleições 2020

12/11/2020

Numa estratégia diferenciada para o processo eleitoral, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) destinou ao interior de Minas, nessa quinta-feira (12.11), 550 policiais militares e 130 viaturas. O objetivo é apoiar as unidades operacionais durante as eleições e reforçar a segurança da população. A solenidade de lançamento do efetivo foi realizada pela PMMG no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte, e foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da corporação, coronel Eduardo Felisberto Alves. 
 
Segundo o chefe do Estado-Maior, o deslocamento de militares para o interior do estado é primordial para o cumprimento da missão “Eleições 2020”.  “A alocação de efetivo qualificado para aumentar a segurança nas cidades menores é de fundamental importância para a normalidade do pleito eleitoral deste ano. É sabido por todos o acirramento das disputas eleitorais, principalmente, no âmbito municipal”, disse. 
 
Planejamento
 
De acordo com o diretor de operações da PMMG, coronel Alexandre Magno, o planejamento de segurança para o período eleitoral iniciou em agosto e foi elaborado em conjunto com as demais forças de segurança do estado, com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e demais Poder Judiciário. Dentre as ações operacionais para o pleito, o reforço do policiamento no interior de Minas foi o destaque. Segundo ele, o Sistema de Inteligência da instituição identificou que em cerca de 500 localidades há um acirramento eleitoral que poderia gerar, inclusive, atos de violência.  
 
“Hoje, de maneira inédita, enviamos equipes, comandadas por tenentes e cadetes, para reforçar a gestão do controle do policiamento ostensivo já executado nesses locais. O empenho dos militares, oriundos das áreas administrativas e da Academia de Polícia, terá como missão orientar a população para que participe da festa da democracia de forma pacífica, fomentando uma cultura de paz”, destacou. O coronel disse ainda que militares dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), de Aviação do Estado (COMAVE), de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb) e Rodoviário (CPRV) também atuarão nesse reforço.
 
Ainda segundo o coronel, pela primeira vez, drones serão utilizados para mapear locais de aglomeração e eventuais práticas de crimes eleitorais. 
 
Operacionalização
 
Bem cedo, antes das 6hs da manhã, os militares já estavam prontos para o deslocamento ao interior do estado. A previsão é que todos os militares cheguem aos locais de atuação ainda no final da tarde de hoje. Amanhã, eles ainda passarão por um treinamento final de nivelamento e adaptação às localidades de atuação. A previsão de retorno a Belo Horizonte será na próxima segunda-feira (16).
 
Dentre as cidades que receberão o reforço policial estão Comendador Gomes, no Triângulo Mineiro, e Santa Helena, no Vale do Jequitinhonha. 
 
Prevenção
 
De acordo com o TRE, no dia da eleição as pessoas só poderão entrar nas seções eleitorais usando a máscara facial e devem manter o distanciamento social nas filas enquanto aguardam a sua vez de votar. Segundo o coronel Alexandre Magno, caso haja resistência da pessoa em utilizar o equipamento, o presidente da seção, autoridade máxima do ponto de vista eleitoral, pode requisitar os policiais militares que estarão próximos, num raio de 100 metros, para orientá-la e, nos casos extremos, até mesmo conduzi-la por desobediência.  
 
 
 

Autor: PMMG