Polícia Militar de Minas Gerais

Noticias Policias

separe os e-mails por vírgula

Lavras - Polícia Militar do Meio Ambiente aplica multa superior a três milhões de reais por incêndio florestal

15/10/2020

Nesta quarta-feira, 14/10, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras lavrou, em desfavor da autora do incêndio florestal, um Auto de Infração no valor de R$ 3.423.951,00 (três milhões quatrocentos e vinte e três mil reais novecentos e cinquenta e um reais). O dano causado à vegetação, classificada como mata atlântica, atingiu uma extensão de 615 hectares da Serra Negra, zona rural do município de Ibituruna/MG.
 
O incêndio queimou a vegetação e matou diversos animais, deixando um rastro de destruição, que, só não foi maior devido a ação de combate às chamas, e o início do fogo ter ocorrido na parte mais alta da região. Foram atingidas vegetação em Área Comum e Área de Preservação Permanente (APP), o que impacta diretamente nas nascentes e cursos d'água.
 
Levantamentos e trabalhos periciais concluiu que o incêndio teve início, de forma culposa, através de um curto circuito, ocorrido durante uma atividade de manutenção realizada no topo da Serra Negra. Vale ressaltar que o ato de provocar queimadas é cultural, mas deve ser realizado somente com a devida autorização e acompanhamento de todos os órgãos de controle.

Autor: Subten Deiwson Magal