Polícia Militar de Minas Gerais

Noticias Policias

separe os e-mails por vírgula

Minas é 2º em apreensão de drogas e 1º em armas recolhidas no ranking da Semana Nacional de Combate às Drogas 2020

26/06/2020

Encerrando mais uma “Semana Nacional de Combate às Drogas” ocorreu, na manhã desta sexta-feira (26/06), uma coletiva integrada envolvendo os principais órgãos de segurança do Estado, que apresentaram números da atuação no combate às drogas dos dias 22 a 26 de junho. Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que Minas Gerais apreendeu mais de 195 mil quilos de drogas em 2020, sendo o segundo em número de apreensões e 1º em armas recolhidas
 
De janeiro a junho, as forças de segurança pública do Estado já apreenderam 195,4 toneladas de drogas, quase o dobro do registrado pelo terceiro colocado. Os dados mineiros são inferiores apenas às 277,1 toneladas recolhidas no Mato Grosso do Sul. Em armas apreendidas, Minas lidera o ranking, tendo retirado de circulação 3.647 armamentos desde o início do ano.
 
"Hoje encerramos a Semana Nacional de Combate às Drogas. No Brasil houve essa iniciativa de canalizar esforços para atuar no combate às drogas nesta semana, e estes esforços foram pensados através de operações integradas entre todas as forças de segurança pública que atuam no Estado, não só nas questões repressivas, como também nas questões preventivas e educativas", explicou o secretário Executivo de Segurança Pública da Sejusp, Alexandre Leão. "Cada órgão, dentro da sua expertise e da sua área de atuação, participou e somou esforços para que os resultados pudessem ser atingidos a contento".
 
Estiveram presentes ainda o comandante da Diretoria de Apoio Operacional (DAOp), coronel PM Alexandre Magno; o inspetor-adjunto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aristides Junior; o chefe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), delegado PC Júlio Wilk; e o chefe da comunicação da Polícia Federal, delegado Humberto Brandão.
 
Durante a coletiva, o coronel Alexandre afirmou que a PMMG está em constante luta contra o tráfico de drogas e, nos últimos meses foram apreendidas 4.500 barras e mais de 18 mil buchas de maconha, além de 8 mil pedras de crack e mais de 11 mil pinos de cocaína em todo o Estado. A polícia realizou também a apreensão de mais de 6.900 menores envolvidos no tráfico de drogas.
 
O coronel ressaltou também que para enfraquecer o tráfico é importante retirar as armas das mãos dos bandidos e a PM apreendeu 3.180 armas de fogo, ações que muitas vezes tiveram como aliada a população, através de denúncias anônimas. 
 
PREVENÇÃO 
 
De acordo com o coronel os resultados são também fruto dos trabalhos de prevenção por meio de unidades especiais. "Para o enfrentamento e combate às drogas, nas atividades de prevenção nós destacamos os serviços do GEPAR, que é um grupo de policiamento especializado em área de risco, e o Proerd, um programa já implementado no Estado desde 2003, que visa, em parceria principalmente com a escola e com as famílias, mostrar para as crianças que as drogas são um malefício à vida”, afirmou. A Semana Nacional de Combate às Drogas é promovida pela Sejusp tem foco na prevenção e repressão ao tráfico de drogas. 
 

Autor: Sala de Imprensa PMMG