Governo do Estado começa devolução de respiradores resgatados pela PM que foram consertados

19/05/2020

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (19/5), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, da entrega de respiradores que passaram por manutenção e estão aptos para serem utilizados em pacientes do coronavírus em Minas Gerais. Foram entregues dez respiradores para utilização em unidades de Saúde do município.

O governador de Minas Gerais, o secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e o comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne Gomes da Silva, acompanharam o embarque em BH do primeiro lote de equipamentos para o interior, e na entrega em Teófilo Otoni, o governador salientou que a agilidade dos órgãos mineiros para se adaptar à nova realidade faz com que o estado consiga manter até o momento os índices de contaminação sob controle. Zema também disse que a gestão estadual continuará acompanhando de perto a evolução da pandemia e que o trabalho conjunto será fundamental na redução dos impactos.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ressaltou a importância do isolamento social e do uso de máscaras na contenção da curva de contaminação e afirmou que essas medidas vão ajudar a garantir que, aos poucos, o povo mineiro possa progredir dentro da nova normalidade. O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, agradeceu o apoio do governo e demais autoridades envolvidas na destinação dos respiradores enviados para a cidade e destacou o esforço da gestão municipal para conciliar o combate à pandemia com a retomada econômica.

O comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne Gomes da Silva, enalteceu o trabalho conjunto. “Essa união é que vai colocar Minas cada vez mais nos trilhos certos. É uma honra para a Polícia Militar participar, sob a liderança do governador, dessa ação”, disse.

Também participaram da entrega o secretário de Estado de Governo, Igor Eto; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Giovanne Silva; o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Rodrigo Souza; o deputado federal Hercílio Diniz; as deputadas estaduais Laura Serrano e Celise Laviola; o deputados estaduais Neilando Pimenta, Gustavo Santana e Coronel Sandro; o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Felipe Costa; entre outras autoridades.

A operação de busca e reparo de ventiladores foi estabelecida pelo governador Romeu Zema e teve início no dia 3 de abril. A logística, focada na busca e destinação para reparo dos respiradores está sendo coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que atuou em conjunto com as Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag). A manutenção e recuperação dos respiradores foi realizada, sem custo, por meio de parcerias com as empresas Fiat, ArcelorMittal e do Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial).

Respiradores

Dos 428 respiradores recolhidos até o momento, 187 já passaram por manutenção. Os equipamentos foram consertados sem ônus para hospitais ou prefeituras, por meio de parcerias, e serão utilizados no combate ao coronavírus. A busca da Polícia Militar teve início no mês de abril, quando militares visitaram clínicas e hospitais públicos e particulares em busca de respiradores que estivessem em desuso por falta de equipamentos, com defeitos, etc.

Na área da 13ª Região da Polícia Militar, 11 respiradores foram devolvidos na tarde desta terça-feira (19/05) para serem distribuídos em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei.

Em Barbacena, a Polícia Militar já fez o repasse de dois respiradores para a Santa Casa de Misericórdia e um para o Samu. Seis respiradores estão a caminho da sede do 38º Batalhão de Polícia Militar, em São João del-Rei, para serem distribuídos para a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Nossa Senhora das Mercês. Já em Conselheiro Lafaiete, sede do 31º Batalhão, os dois respiradores serão: um para a Clínica Cedisme e outro para a Funerária Lafpax.

Autor: PMMG com informações Governo do Estado