Polícia Militar de Minas Gerais

Noticias Policias

separe os e-mails por vírgula

Oficiais da PM se aprimoram com palestras para chegarem a postos finais de comando

16/03/2020

Trinta e um militares, discentes do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (Cegesp), participaram da primeira fase do ciclo de palestras, promovido pelo grupo de trabalho composto pelos oficiais superiores, major Fernando Henrique, major Verício, major Cláudio Silva, major Elias Vieira, major André Luis e major Warley. A abertura do evento ocorreu no auditório Buriti, da Academia de Polícia Militar (APM), sob a coordenação do docente da disciplina “Relações Institucionais”, coronel QOR Márcio Ronaldo de Assis.
 
O Cegesp é um curso de pós-graduação lato sensu, que tem como objetivo habilitar os tenentes-coronéis e majores para o exercício de cargos próprios de comando, assessoramento estratégico da corporação e os privativos do posto de coronel, desenvolvendo competências e habilidades para atuarem no âmbito da gestão pública de modo proativo, ético e na manutenção dos princípios e valores da instituição.
 
Abriu o evento o professor da disciplina, coronel Márcio como primeiro palestrante. Houve também a participação do ouvidor de Polícia, DR. Paulo Vaz Alkimim, que explanou sobre a estrutura, funcionamento e o papel desenvolvido pela Ouvidoria de Polícia, na perspectiva do que ela pode contribuir para o alcance da excelência na gestão da administração do Estado.
 
Como segundo palestrante, participou do evento o advogado-geral do Estado, Dr. Sérgio Pessoa de Paula Castro, que falou sobre a estrutura, funcionamento e o papel desenvolvido pela AGE de representar o Estado. A terceira palestrante foi a defensora pública do Estado, Dra. Silvana Lourenço Lobo, que explanou sobre a estrutura, e o funcionamento da Defensoria Pública, essencial para a orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e da defesa - em  todos  os  graus -  judicial  e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos. 
 
Os organizadores destacaram o apoio dispensado ao evento pelos assessores militares de cada órgão que enviou seus representante. Pela AGE, o tenente-coronel Florindo; pela Defensoria Pública, o tenente-coronel Antoniézio, e pela Ouvidoria de Polícia, o tenente-cronel Sérgio, que são verdadeiros “elos” estratégicos entre as instituições e a PMMG. A atividade programada oportunizou aos discentes do Cegesp o conhecimento da realidade das instituições, troca de boas práticas de gestão entre os órgãos e, sobretudo, a vivência das instituições visitantes, parceiras e facilitadoras da PMMG.

Autor: PMMG