Curso especial entrega novos sargentos em última formatura militar do ano

20/12/2019

Considerada a última formatura do ano na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), os discentes do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS/2019), receberam familiares e autoridades civis e militares para a solenidade que marcou a graduação dos mesmos ao posto de 3º sargento, ocorrida nesta sexta-feira (20/12), no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, no Prado.

O paraninfo dos formandos, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo de Sousa e Silva, se fez presente na cerimônia, juntamente com o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Giovanne Gomes da Silva; além do comandante da Academia de Polícia Militar (APM), o coronel Márcio Flávio de Moura Linhares; a comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Efas), tenente-coronel Maria de Fátima Rufino Figueiró de Lourdes, além de demais convidados.

O subcomandante da Efas, major Warley Eustáquio Da Silva Almeida, prestou o anúncio regulamentar ao comandante-geral da PMMG solicitando permissão para o início da solenidade, e logo em seguida foi executado o Toque de Presença do Veterano para que fosse prestada a continência regulamentar ao militar mais antigo presente, o capitão Luiz Rodrigues Rosa.

O Conjunto de Metais da Orquestra Sinfônica da PMMG tocou na solenidade, inclusive durante a entrada e aposição das divisas de terceiro-sargento nos militares.

O Cefs é um curso que tem a finalidade de qualificar o público interno,  tornando-o apto a exercer as atribuições do cargo de sargento, tendo módulos presenciais e módulos a distâncias, além de estágio supervisionado, que garante policiais militares melhor qualificados e maior eficácia nas ações e operações de polícia ostensiva.

O primeiro lugar do curso foi para o 3º sargento Celso Vieira Dias, que recebeu pelo destaque a medalha “Capitão João Guimarães Rosa”. O segundo lugar foi para o 3º sargento Jerry Araripy Andrade Coimbra e o terceiro lugar para o 3º sargento Antuniere Vilela Silva.

O paraninfo Marcelo de Sousa e Silva, refletiu em seu discurso que o trabalho dos militares é duro e muitas vezes solitário, mas a turma está se graduando em um momento muito importante para os números da segurança pública que estão em redução, e ele, em nome dos 12 mil associados da CDL, agradece a PM, acima de tudo, pela parceria.

Encerrando a cerimônia, o comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne, disse em seu discurso aos novos sargentos que, a eles, continua cabendo a missão da paz social agora com o olhar de quem comanda.

Autor: Killzy Lucena - Sala de Imprensa PMMG