Gaeco e Polícia Militar deflagram Operação Aquiles que desarticula quatro núcleos de tráfico

02/12/2019

Nesta segunda-feira (02/12), foi iniciada em Patos de Minas e 10ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, na região do Alto Paranaíba, a “Operação Aquiles”, deflagrada pela unidade do Gaeco, e com execução operacional em diversas cidades que abrangem a 5ª e a 9ª Regiões da Polícia Militar, localizadas no Triângulo Mineiro.

Com o objetivo de quebrar uma rede de organização criminosa, reduzindo tráfico de drogas e homicídios, comércio ilegal de arma de fogo, de medicamento abortivo, anfetaminas, corrupção e lavagem de capitais, a operação, cujos trabalhos iniciaram-se em 09 de fevereiro deste ano, foi efetivada hoje, nas cidades de Monte Carmelo, Coromandel, Patrocínio, Uberaba, Delta, Prata e Uberlândia.

O comando da organização era feito por dois indivíduos. Um deles cumpria pena em regime semiaberto na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba. Ao sair pela manhã, todos os dias se dedicava exclusivamente ao empreendimento criminoso, sendo o responsável por distribuir cocaína e crack para diversas cidades do estado de Minas Gerais e até para outras unidades da federação.

Para isso, contava com a participação da esposa e até das filhas, que atuavam no transporte, cobertura ao veículo que era usado para transportar a droga e controle das finanças da célula criminosa. Para dissimular a origem ilícita dos ativos financeiros, eles investiam em imóveis e carros de luxo.

O outro indivíduo que chefiava o empreendimento criminoso mantinha um laboratório de refino de cocaína e crack, drogas que eram comercializadas em pontos de revenda em Uberaba e outras cidades, identificados como “lojinhas”. Para dissimular a origem ilícita dos ativos financeiros, ele empregava o dinheiro em imóveis e em cavalos de raça.

Terceira célula
Uma terceira célula do empreendimento criminoso era chefiada por um terceiro homem que revendia a droga adquirida dos dois primeiros, em Monte Carmelo, Estrela do Sul, Iraí de Minas, Coromandel, Abadia dos Dourados e outras cidades. Além de drogas, o terceiro homem revendia ilegalmente armas de fogo e munições com a ajuda de outras pessoas para a atividade ilícita.

Apurou-se ainda a existência de outra sociedade delitiva na cidade de Prata. Para garantir o cumprimento dos decretos de prisão preventiva e os mandados de busca, apreensão e sequestro de veículos, há a previsão do emprego de 173 policiais militares, além de viaturas caracterizadas e descaracterizadas, aeronaves, drones, cães, promotores de Justiça, analistas do Ministério Público e serventuários do Poder Judiciário.

Assim, o principal resultado desta operação foi a desarticulação de quatro núcleos de tráficos de drogas. O cerco continua por terra e pelo ar, com o apoio da aeronave policial militar, a fim de prender indivíduos foragidos na região de Prata.

Outros resultados expressivos são:

A dissipação de um local de refino e processamento de drogas;
35 pessoas presas, sendo 23 em cumprimento aos mandados e 12 prisões por flagrantes;
122 gramas de cocaína apreendida;
68 gramas de crack apreendido;
3.531 gramas de maconha apreendida;
11 gramas de pasta base apreendida;
04 armas de fogo apreendidas;
50 munições apreendidas;
23 veículos de luxo apreendidos;
01 computador apreendido;
38 celulares apreendidos;
R$9.669 (nove mil, seiscentos e sessenta e nove reais) apreendidos;
Cavalos de grande valor em um haras que é fruto de uma lavagem de dinheiro também apreendidos.

Autor: Gaeco/5ª e a 9ª Regiões da Polícia Militar