Polícia Militar de Minas Gerais

Pesquisadores e escritores militares


Ten Cel QOR CPL Luiz de Marco Filho

Ingressou na PMMG em 1958 como graduado assemelhado, exercendo atividades de fundamental importância nos anos seguintes. Entre as diversas funções exercidas na Instituição pode-se destacar seu papel como co-fundador do Museu da PMMG e sua atuação como Capelão e Professor da Academia de Polícia Militar e Colégio Tiradentes da PMMG, o que lhe rendeu vários elogios de Diretores e Comandantes Gerais. Faleceu em 2014 aos 94 anos na cidade de Belo Horizonte.

 

 

Obras:



 

Major Francis Albert Cotta

Doutor em História (área de concentração: política, cultura e trabalho) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Mestre em Educação (UFMG). Pós doutorados em: História Social da Cultura (UFMG), Direito  (Universidade Nacional de La Matanza - Argentina), Psicologia (UK), Ciências Sociais (PUC Minas). Especialista em Metodologia de Ensino (FPL), História do  Brasil Contemporâneo (UNI BH), Filosofia (UFOP) e Antropologia (UCAM).

 

 

Obras:

          

 



 

Coronel QOR Klinger Sobreira de Almeida

Mineiro, natural de Alvinópolis, nascido em 06/10/1940. Fez o curso de Formação de Oficiais em 1958 e de aspirante em 1961. Foi Delegado Especial de Polícia e de Capturas de 1962 a 1973 e Comandante do 14º BPM em Ipatinga, do 1º BPM e do Batalhão de Choque em Belo Horizonte, onde criou a ROTAM. Coronel em 1981, foi comandante da RMBH até 1984. Comandante da Academia de Polícia Militar (APM), e cumulativamente, em 1986, assumiu a Chefia do Estado-Maior da PMMG e Presidente do Clube dos Oficiais (COPM) de 1982 a 1983. Após a transferência para a reserva remunerada foi Diretor do Grupo Águia Branca, de 1987 a 2015 e Presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa de 2017 a 2019.

 

Obras:

    

 

 



 

Major QOR Carlos Alberto da Silva Santos Braga

Major PM Carlos Alberto da Silva Santos Braga, natural de Bom Despacho - MG é Aspirante-a-Oficial da Turma de 1987. Ingressou na PMMG no ano de 1982, no Batalhão de Polícia de Choque, onde fez o Curso de Formação de Soldados PM. É Especialista em Trânsito pela Universidade Federal de Uberlândia e Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Durante o serviço ativo como Oficial na PMMG - 1988 a 2004 - participou de todos os processos estruturantes do Ensino, Pesquisa e Extensão. Nos anos de 1989 e 1990 participou da formação profissional da Polícia Militar do então Território Federal de Roraima durante o processo de efetivação da transformação em Estado. Foi professor da Secretaria Nacional de Segurança Pública nos Cursos Nacionais de Polícia Comunitária. A partir de 2005, na Reserva da PMMG, trabalhou como Vice-Diretor da Academia de Polícia Integrada de Roraima - Projeto da SENASP - foi Membro do Conselho Estadual de Trânsito de Roraima, Membro do Conselho Diretor da Fundação de Educação Superior de Roraima - Universidade do Estado de Roraima, Coordenador do Curso Superior de Segurança e Cidadania da Universidade do Estado de  Roraima. Foi Superintendente Municipal de Trânsito de Boa Vista, Superintendente da Guarda Civil Municipal de Boa Vista, Assessor de Inteligência da Prefeitura Municipal de Boa Vista e professor nos diversos cursos daquela Prefeitura. Como reconhecimento aos serviços prestados ao Município de Boa Vista e ao Estado de Roraima foi reconhecido com o Título de Cidadão Honorário de Boa Vista - RR e com a Medalha do Mérito do Forte São Joaquim do Governo do Estado de Roraima. Atualmente reside em Braga - Portugal onde desenvolve projetos de estudos na área do Conhecimento.

 

Obras:

   

 

 

 

 

 

Gilmar Luciano Santos é Coronel, Diretor de Comunicação Organizacional, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG),  bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia de Minas Gerais, trabalhou por sete anos no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) no qual atuou como negociador em ocorrências com reféns localizados durante cinco anos. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especialista em Direito Público pela Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro / Academia da Polícia Militar, Mestrando em Administração na Fundação Pedro Leopoldo (FPL) e membro na Academia de Letras da PMMG João Guimarães Rosa. É Professor de oratória e criador do Centro de Oratória Gilmar Luciano. Prepara os alunos para sustentações orais, entrevistas, palestras e seminários utilizando as ferramentas da Programação Neurolinguística e Psicanálise. Trabalha como consultor nas áreas de defesa pessoal, chefia e liderança, motivação sucesso, atendimento ao cliente e em gerenciamento de crises.

Obras: