Polícia Militar de Minas Gerais

Cultura Musical PMMG


 
 

Atividade Musical na PMMG


 
 
A relação entre música e militarismo é milenar nas mais diversas culturas humanas. Na PMMG não foi diferente. Seja para a rotina da caserna ou para os eventos e trabalhos com a comunidade, os músicos sempre estiveram presentes na história da Polícia Militar. 
 
 

 
Nos primórdios, a atividade musical tinha a única e exclusiva função de elevar o moral de tropa, principalmente durante as marchas. Com o decorrer do tempo descobriu-se que a música também conseguia gerar segurança preventiva e aproximar a população da PMMG. O Centro de Atividades Musicais - CAM - é atualmente composto por 18 bandas distribuídas no interior do Estado e duas na Capital, uma Orquestra Sinfônica e uma Orquestra Show. 
 
No final dos anos 40 iniciou-se o processo de criação dos Corpos Musicais na PMMG, com a missão de difundir a boa música em nosso Estado. Em 1949 nasce a Orquestra Sinfônica da PMMG - OSPM, idealizada pelo Coronel Egídio Benício de Abreu. Inicialmente foi composta por 18 Policiais Militares Músicos e alguns adolescentes da Escola de Formação Musical, que era um Projeto Social da Policia Militar na época. A OSPM até hoje, é a única Orquestra Sinfônica Militar da América Latina. 


 
Em 1954 foi criada a Banda de Música no então Departamento de Instrução, hoje, Academia de Polícia Militar, situada no Bairro Prado, sob a direção do Maestro SubTen Músico Alonso Sales Pereira, que realizou a proeza de arregimentar músicos militares e civis do Estado para conseguir formar a então Banda de Música do D.I.. Atualmente existem 19 bandas distribuídas em pontos estratégicos no Estado de Minas Gerais. 
 
 

 
Já a Academia Musical Orquestra Show – AMOS, foi criada no dia 4 de setembro de 1986, através da Resolução 1598. Com fulcro no apoio às atividades de relações públicas da Instituição, desde sua criação, a AMOS participa das diversas atividades culturais e sociais da PMMG na capital e interior do Estado, atendendo às necessidades do público interno, bem como em apoio ao público externo. 
 

 
Em 2012, por meio da Resolução nº 4194 foi criado o Centro de Atividades Musicais (CAM), subordinado à Academia de Polícia Militar. Mais tarde passou a ser vinculado à Diretoria de Comunicação Organizacional - DCO.
 
 
Oficiais Regentes da área musical da PMMG

 
 

Saiba Mais