Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

Colégio Tiradentes da PMMG - Lavras

HISTÓRIA CTPM/LAVRAS


Histórico

 

Com promulgação da Lei N° 480, de 10/11/49, pelo governador Milton Soares Campos, foi criado no Departamento de Instrução (DI), em Belo Horizonte, o Ginásio Tiradentes da Polícia Militar. Esta conquista foi fruto do esforço e ideal de alguns oficiais, especialmente o Aspirante PM Argentino Madeira, com a colaboração de toda Corporação. O objetivo era oferecer educação escolar aos militares e seus dependentes.

Estava dado o primeiro e mais importante passo, pois, em 1951 o Ginásio Tiradentes foi transformado em “Colégio Tiradentes”.

Em 1957 foi instalado o Curso Científico e, já em 1959, a qualidade do ensino do Colégio Tiradentes em Belo Horizonte ficou evidenciada com a aprovação em massa, nas escolas de ensino superior da Capital, da primeira turma de concluintes do 2° grau. Esse acontecimento levou à expansão do Colégio Tiradentes para diversas cidades do interior de Minas Gerais.

A ideia de se criar um anexo do Colégio Tiradentes em Lavras teve seu início em agosto de 1963, durante uma instrução a um grupo de Sargentos, ocasião em que se discutiu algumas dificuldades dos militares, entre elas a necessidade de se ter um Colégio da Polícia Militar em Lavras, a exemplo do que se passava em outras unidades da PMMG.

A proposta foi levada ao Tem Cel Antônio Norberto dos Santos, então Comandante do 8° Batalhão de Infantaria, o qual designou uma comissão para implementação dos trabalhos visando a instalação do Colégio. Após intensos trabalhos foi feita a inspeção pela Inspetoria Federal, a qual deu parecer favorável. Estava criado o ANEXO V DO COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG, sediado em Lavras, lavrando-se Ata em 13/02/1964. Em 1° de março de 1964 tiveram início as atividades escolares do Colégio Tiradentes/Lavras com apenas três turmas de 1ª série, passando desde então, a ocupar um importante espaço no ensino lavrense, destacando-se sobretudo, pela qualidade do ensino, pela disciplina e formação moral do seu corpo discente.