Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - CRS

Perguntas Frequentes


O que é concurso público?

Os concursos públicos são processos seletivos destinados a todos os candidatos que desejam ingressar na Polícia Militar. Os concursos públicos oferecidos pela Polícia Militar de Minas Gerais podem ser encontrados no sítio eletrônico do Centro de Recrutamento e Seleção no menu do lado esquerdo superior do monitor.

 

O que é concurso interno?

Os concursos internos são processos seletivos destinados apenas a quem já ingressou na Corporação, ou seja, destinam-se ao público interno da Polícia Militar de Minas Gerais.

 

O que é Curso de Formação de Soldado (CFSd/QPPM)?

Trata-se de um curso que tem como objetivo a formação de Soldado de 1ª Classe, dando-lhe condições para executar os diversos tipos de policiamento ostensivo, afetos a Polícia Militar de Minas Gerais.

 

Quais os requisitos exigidos para concorrer ao Curso de Formação de Soldado (CFSd/QPPM)?

Os requisitos legais estão previstos na Lei nº 5.301/1969 (Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais), em especial no art. 5º e na Lei Complementar nº 115/2010 que implementou alterações no Estatuto.

 

O que é Curso de Formação de Soldado - Especialista (CFSd/QPE)?

Trata-se de um curso que visa selecionar profissionais capacitados e habilitados para o exercício de funções em atividades específicas, tendo como objetivo a formação do Soldado de 1ª Classe, dando-lhe condições para o exercício de sua função específica, bem como para o exercício da atividade-fim da Corporação, na qual poderá ser aproveitado em situações especiais ou extraordinárias.

 

Quais os requisitos exigidos para concorrer ao Curso de Formação de Soldado - Especialista (CFSd/QPE)?

Os requisitos legais estão previstos na Lei nº 5.301/1969 (Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais), em especial no art. 5º e na Lei Complementar nº 115/2010 que implementou alterações no Estatuto. 

 

O que é Curso de Formação de Oficiais (CFO)?

Trata-se do curso que é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, mediante Decreto de 03/01/2008 e tem como objetivo formar oficiais graduados em Ciências Militares, na área de defesa social, para o desempenho do cargo de Tenente da Polícia Militar.

 

Quais os requisitos exigidos para concorrer ao Curso de Formação de Oficiais (CFO)?

Os requisitos legais estão previstos na Lei nº 5.301/1969 (Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais), em especial no art. 5º. É necessário ressaltar que com a promulgação da Lei Complementar nº 115/2010 é obrigatório o título de bacharel em Direito para ingresso no Quadro de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais.

 

Como efetuar a alteração de dados da inscrição?

No sítio eletrônico do CRS clique em “Alteração de Dados”, selecione o concurso, digite o número do CPF, data de nascimento e o número sequencial.

 

Até que dia é possível efetuar a alteração de dados após a inscrição (em qualquer concurso)?

É possível efetuar a alteração de dados até o dia de enceramento das inscrições.

 

O que é número sequencial?

O número sequencial existe para dar maior segurança a todo processo seletivo. Ele é necessário para que o candidato efetue alterações em sua inscrição, DEVENDO ser anotado no momento em que o candidato confirma sua pré-inscrição.

 

Os cursos sequenciais são aceitos para matrícula no Curso de Formação de Soldados da PMMG?

Os possuidores de formação em cursos sequenciais deverão atentar se estes são reconhecidos pelo MEC como sendo de NÍVEL SUPERIOR. A conferência dos requisitos para a matrícula, dentre estes, o nível de escolaridade, será realizada pela Unidade onde o curso será realizado.

 

Fale conosco