Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Policiais militares do 15º BPM salvam a vida de bebê que não respirava

01/10/2019

Policiais militares do 15º Batalhão, de Patos de Minas, no Alto do Paranaíba, salvaram a vida da recém-nascida Ana Laura Barbosa Silva, de apenas quatro dias de vida, após ela ter se engasgado. O fato ocorreu no último sábado (28.09), por volta das 22 horas, em São Gonçalo do Abaeté, cidade atendida pelo Batalhão. Ao perceberem que a filha não conseguia respirar, os pais da bebê pediram socorro a uma equipe da PMMG que fazia patrulhamento no bairro onde moram.

Imediatamente, o cabo Júlio César de Souza e o soldado Otávio Nogueira iniciaram os primeiros socorros através da manobra de Heimlich na criança, que já se apresentava arroxeada e com baixa respiração. A manobra é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia. Devido à presteza dos militares, a pequena Ana Laura começou a recuperar os sinais vitais e a reestabelecer os sentidos.

Enquanto os policiais prestavam os primeiros socorros, o pai da recém-nascida foi orientado a ir até a base da via 040, que estava ali próximo, para solicitar uma ambulância de emergência. Quando a ambulância chegou, as enfermeiras constataram que a pequena Ana Laura estava bem graças a ação rápida da guarnição PM. A criança foi encaminhada ao Hospital Municipal São Francisco da cidade de Três Marias, onde foi constatado que ela estava bem e não havia necessidade de ficar em observação hospitalar.

No dia seguinte à ocorrência, os militares retornaram à residência da pequena Ana Laura encontrando seus pais, Antônio da Conceição Silva e Magna Barbosa de Brito, aliviados e agradecidos com a ação da policial militar.

Autor: PMMG