Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Belo Horizonte - Militares do 1º Batalhão prendem estelionatário que se passava por frei

02/09/2019

Durante realização da Operação BH Mais Segura - 8ª Fase, na Praça Raul Soares, os militares da 5ª Companhia do 1º Batalhão reconheceram um indivíduo que estaria praticando estelionato na região dos bairros Santo Agostinho e Barro Preto.

Segundo informações repassadas em aplicativo de troca de mensagens, na "Rede de comerciantes protegidos" do bairro Santo Agostinho, um indivíduo estava indo aos comércios do bairro e se identificando como "Frei Marcelo", pertencente a Ordem dos Franciscanos, e estava recolhendo donativos para apoio às pessoas em situação de rua e para a confecção do jornal informativo da Paróquia Santo Agostinho.

Procedida a abordagem do indivíduo, os militares encontraram em sua posse diversos materiais de cunho religioso utilizados para ludibriar as vítimas, dentre eles: jornal da Paróquia Santo Agostinho, porém da cidade de Contagem, dois
cadernos contendo nomes e um bloco de recibo parcialmente preenchido com nomes de vítimas. O indivíduo possui extensa ficha criminal e é reincidente na prática do crime de estelionato.

Uma das vítimas reconheceu o suspeito como sendo o autor do estelionato e, diante dos fatos, ele foi conduzido para a Delegacia, juntamente com o material apreendido.

Importa salientar que o sucesso da ação policial em comento está diretamente relacionado à efetividade e eficiência das redes de proteção em funcionamento na subárea da 5ª Companhia, pois as suspeitas em relação à ação do autor preso foram levantadas e difundidas pelos integrantes "Rede de Comerciantes Protegidos" do bairro Santo Agostinho, o que confirma a imprescindibilidade da atuação conjunta e da sinergia de esforços entre a Polícia Militar e a comunidade, em consonância com a filosofia de Polícia Comunitária consolidada na Corporação.

Autor: PMMG