Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Cia PVD da PM aumenta atendimentos e alcança 100% de prevenção ao feminicídio em BH

22/07/2019

A Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica (Cia PVD), da de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), acaba de divulgar que, num comparativo dos primeiros semestres de 2018 e 2019, houve um aumento de 165,39% no número de visitas realizadas e de 35,95% no número de famílias atendidas.

Os dados contabilizados pela unidade demonstram também que, dentre as vítimas atendidas neste mesmo período, o percentual de reincidência em 2018 foi de 5,97% e, em 2019, foi de 4,85%, mesmo com um aumento substancial no número de vítimas atendidas, o que retrata a efetividade da atuação das equipes na quebra do ciclo da violência.

Composta por 16 equipes de policiais militares que realizam o Serviço de Prevenção à Violência Doméstica em todo o município, a companhia foi criada em 2017, atuando no combate ao crime de feminicídio e outras violências contra as mulheres em seu ambiente doméstico.

Outro dado importante é que, entre as vítimas atendidas pela unidade, não houve a ocorrência de feminicídio, ou seja, as intervenções se mostraram extremamente exitosas na prevenção ao agravamento dos casos de violência doméstica.

O serviço, instituído pela PMMG, tem como objetivos propiciar um atendimento mais humanizado à mulher vítima de violência doméstica e familiar, garantir o seu encaminhamento aos demais órgãos da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, de tal forma que ela receba do poder público, no menor tempo possível, a atenção devida ao seu caso, bem como atuar na dissuasão do agressor, incidindo na quebra do ciclo da violência.

 

Autor: PMMG