Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Vice-governador visita o Comando de Policiamento Especializado da PMMG

15/04/2019

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant, visitou nessa segunda-feira (15.04), as instalações do Comando de Policiamento Especializado (CPE), localizado na Região central de Belo Horizonte. O objetivo da visita foi conhecer o portfólio de serviços do Policiamento Especializado no combate à criminalidade violenta em Minas Gerais. O vice-governador foi recepcionado pelo comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne Gomes da Silva, pelo subcomandante geral, coronel Marcelo Fernandes, e pelo comandante do CPE, coronel Frederico Geraldo Ferreira. A ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud Siqueira, também participou da visita.

O Comando é formando pelas unidades Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), Rondas Ostensivas com Cães (Rocca), Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), Batalhão de Choque (BPChq ou Choque) e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

O vice-governador assistiu ao Lançamento do Turno da Rotam, a uma demonstração de Adentramento Tático do BOPE, e a uma apresentação conjunta de uma Operação de Controle de Distúrbios (OCD), realizada pelo Batalhão de Choque, Regimento de Cavalaria e a Companhia de Cães. Seguiu-se uma visita orientada aos estandes de cada unidade, onde foram apresentados os equipamentos e informados os procedimentos adotados por cada uma delas. As demonstrações terminaram com um rapel a partir da aeronave Pégasus 07.

Paulo Brant, no encerramento das atividades, disse sair das instalações com um sentimento especial a respeito do que havia visto. “A impressão é a melhor possível. Já conheço razoavelmente bem a PM, mas hoje conheci mais um pouco. Como cidadão mineiro, eu sinto orgulho dessa instituição que é garantidora da ordem, da lei, da democracia. A gente fica orgulhoso desta instituição. A Polícia Militar de Minas é uma instituição que extrapola governos, acima de qualquer governo, qualquer partido, é uma instituição dos mineiros. Eu senti orgulho, como mineiro, ao conhecer um pouco nesta visita ao CPE”.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Giovanne, também demonstrou satisfação por receber Brant. “A visita do nosso vice-governador ao complexo do Comando de Policiamento Especializado nos deixa muito orgulhosos. Primeiro porque é uma oportunidade de mostrarmos ao nosso governo as nossas condições técnicas e operacionais, pois atuamos em todo o estado. E também para o vice-governador saber da importância e necessidade dos equipamentos. Segurança Pública não é algo fácil de fazer, também não é algo barato, mas é de suma importância para a sociedade. Para os nossos policiais militares, ter um vice-governador conhecendo a nossa realidade e conhecendo a importância da atividade de segurança pública, é uma honra e um privilégio nesta manhã”.

Já o comandante do Comando de Policiamento Especializado, coronel Frederico, explicando a importância de sua unidade disse que, dentro do conceito de malhas de proteção da Polícia Militar, ela é o segundo ou terceiro esforço de recobrimento da PM, tanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quanto no estado. “Superada a capacidade de resposta das unidades com responsabilidade territorial, caberá ao CPE fazer frente à ameaça”. Em relação ao fato de o vice-governador conhecer a sua unidade, coronel Frederico afirmou que “é importante a partir do momento em que ele entenda as nossas demandas, os desafios que vamos encontrar pela frente, e dessa forma possa nos dar o apoio, tanto material, quanto técnico necessário”.

 


 

 

Autor: PMMG / AGÊNCIA MINAS