Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Alta performance é foco do Seminário da Mulher realizado pela AFAS

12/03/2019

Carreira, performance e inteligência emocional foram os principais assuntos do Seminário da Mulher, evento ocorrido nesta terça-feira (12), no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). O evento foi promovido pela Polícia Militar de Minas Geras (PMMG), em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social (AFAS) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e teve a participação de mais de 200 mulheres.

O Comandante-Geral, Coronel Giovanne Gomes da Silva, saudou todas as participantes do seminário, elogiou as organizadoras do evento e fez uma reflexão cronológica sobre as conquistas femininas, desde a questão do voto em 1932, a entrada das mulheres na Polícia Militar em 1955 no estado de São Paulo, e em 1981, em Minas Gerais, com o Curso de Formação de Sargentos.

“A presença da policial feminina na instituição nos trouxe mais equilíbrio. Homenagear as mulheres é reconhecer essa importância. Eu tive a honra de promover a Coronel Kerley e destiná-la para comandar uma Região de Polícia Militar (RPM), e sabemos a responsabilidade que isso significa. Tenho certeza de que ela será a primeira de muitas que vão desempenhar esse papel na instituição”, afirmou Coronel Giovanne, acrescentando: “Vocês merecem nosso obrigado por fazerem parte da nossa vida profissional e por fazerem a diferença no nosso meio. Vocês merecem a nossa continência”.

“Receber o comando da 19ª RPM é um orgulho, uma responsabilidade, um desafio, e tenho plena consciência disso. Na mesma medida, tenho certeza da dedicação, lealdade ao comando e fé, da minha parte e da equipe”, comentou a Coronel Kerley da Silva Almeida, que elogiou a organização do evento por proporcionar o seminário como espaço de reflexão para as mulheres.

Otávio Grossi, realizou a palestra “A nova mensagem das mulheres empreendedoras: mindsets e alta performance”. Ele comentou que se sentiu presenteado pela leveza que as coronéis das corporações presentes e pela abertura ao aprendizado das mais de 200 participantes.

“Eu vi na plateia as pessoas anotando, registrando, e isso é uma grande lição: a mulher não se enrijece no que ela já sabe. A mulher sempre nos mostra que se pode aprender mais, sair do lugar comum e buscar o inovador. E isso, para as instituições é um ganho incalculável”, avaliou professor Otávio Grossi.  

A presidente da AFAS, Norma Teixeira de Souza Maia e Silva, se disse muito feliz com o primeiro evento sob sua gestão na associação, porque o momento que se vive é de falar de maneira mais próxima dos propósitos da mulher na sociedade.

“Para mim está sendo gratificante compartilhar o objetivo de crescer juntas, sejam militares, sejam civis. Outros eventos e projetos já estão sendo pensados em conjunto com a polícia e os bombeiros militares para atingir a sociedade”, disse a presidente da Afas.

“Vale a pena continuar, ter coragem”

A Tenente Elaine Silva Rezende de Oliveira, militar do Centro de Gestão Documental (CGDOC), é da primeira turma de policias femininas na PMMG em 1981. Segundo ela, as 120 pioneiras enfrentaram muitos desafios, chegando numa instituição completamente masculina.

“Chegamos a ouvir que se a polícia feminina não desse certo, acabava naquela primeira turma, a minha turma. A gente tinha aquela responsabilidade de fazer dar certo, e deu porque já somamos 38 anos da mulher dentro da PMMG. Vale a pena continuar, ter coragem e conseguir, porque se a minha turma tivesse desistido nos primeiros obstáculos, essas mulheres não estariam aqui. Temos mulheres comandando na PM, nos Bombeiros. Eu tenho uma filha nos Bombeiros inclusive. Porque não uma comandante-geral um dia aqui”, refletiu a Tenente Elaine.

Em seguida ocorreu uma mesa redonda com mediação de Otávio Grossi, e com as presenças da presidente da Junta Central de Saúde da PMMG, Coronel QOS PM Gilmara; a comandante da 19ª RPM, Coronel PM Kerley; assessora de Assistência à Saúde, Coronel QOS BM Andréia Geraldo Batista, e da diretora de Recursos Humanos, Coronel BM Kênia Prates Silva Maciel de Freitas. Em seguida o evento foi encerrado pelos músicos da Academia Musical Orquestra Show (AMOS), da PMMG.

O seminário contou com as presenças ainda do Subcomandante-geral, Coronel Marcelo Fernandes; Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Evandro Geraldo Ferreira Borges; o Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Erlon Dias do Nascimento; Chefe do Gabinete do Comando-Geral e da Assessoria de Relações Institucionais da PMMG, Coronel Daniel Garcia Alves; a vice-presidente da AFAS, Reni Alves Coelho Fernandes; o presidente da Cooperativa de Crédito dos policiais e bombeiros militares de Minas Gerais (Sicoob Coopemg), Capitão QOR Luiz Rosa; e também do diretor administrativo da cooperativa, Tenente Luiz Carlos Damasceno.

Autor: Killzy Lucena - PMMG