Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Polícia Militar de Minas Gerais participa da cerimônia de abertura da 9ª Olímpiada Fica Vivo!

10/01/2019

Começa hoje (10) uma jornada esportiva para mais de 3 mil jovens e adolescentes de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. É a 9ª edição das Olimpíadas do Fica Vivo!, programa de redução e controle de homicídios, que teve sua abertura no bairro Estrela Dalva, com a presença do Governador Romeu Zema, além de autoridades civis e militares, como o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel Giovanne Silva.

O programa possui como um dos eixos a articulação interinstitucional entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e demais órgãos de segurança. A participação da Polícia Militar se dá por meio da operacionalização de Policiamento Preventivo, realizado pelo Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) que visa, dentre outros, a ampliação da sensação de segurança e da legitimidade do policiamento.

Tenente Cleverton Francisco Gonçalves da Silva, do Gepar do 34º BPM, relembrou que a PMMG, por meio do grupo especial, participa do Fica Vivo! desde o início dele e atua nos principais aglomerado sob os pilares da prevenção, repressão qualificada e mobilização social.

“A gente tem uma interação muito grande com o centro de prevenção e lá na Pedreira Prado Lopes temos várias oficinas além do futebol masculino e feminino, que é uma unanimidade. Temos ainda oficinas de skate, de vôlei, e diversas atividades que ajudam a sentir essa presença constante do policiamento, que é reconhecido pela comunidade e está sempre próximo dela”, afirmou o tenente.

Junior Brandão de Souza, de 24 anos, é de Nova Contagem e pratica vôlei no Fica Vivo! desde 2008. A meta dele é participar da olimpíada, conquistar um troféu e indicar mais pessoas a participar do Fica Vivo!. “Onde moro precisa disso. Cheguei no projeto com 14 anos e é como se fosse uma segunda família. Eles me receberam muito bem. Eu levei parentes, amigos; ajudou a ocupar meu tempo, minha cabeça, porque eu poderia estar fazendo coisas erradas”, refletiu Junior.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura da olimpíada o Comandante da 1ª Região da PM (Belo Horizonte), Comandantes de Unidades de Execução Operacional e dos Grupos Especiais de Policiamento em Áreas de Risco participantes do programa Fica Vivo!, além de outras autoridades ligadas ao Sistema de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Durante a solenidade, representantes das equipes desfilaram com estandarte da 9ª Olimpíada do Fica Vivo!. Em seguida a cerimônia foi aberta com o hino nacional executado pela Oficina de Percussão, do Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) Morro das Pedras e Ventosa.

A sempre simbólica Tocha Olímpica foi recebida no ginásio e os atletas fizeram o juramento das olimpíadas. Houve então a premiação da equipe vencedora da criação da logo das olimpíadas, entregue pelo próprio Governador aos integrantes da Oficina de Grafite do CPC Morro Alto (Vespasiano): Alan Cezário, Fernando Antunes, Izabelle Silva, Matheus Ribeiro, Pedro Henrique Lopes dos Santos. Apresentaram-se ainda participantes da Oficina de Danças Urbanas do CPC Veneza, que trabalha vários ritmos musicais e atende uma média de 20 jovens por mês.

Para Lavínia Eduarda Vitor de Souza, integrante do grupo que se apresentou, a dança é muito importante em sua vida, e sente isso há dois anos desde que começou a frequentar a oficina. “Queremos mostrar que Ribeirão das Neves não é só problemas. Neves tem cultura, tem pessoas que querem aprender, tem jovens que querem mais da vida”, afirmou ela.

Em sua fala aos jovens, o Governador Romeu Zema disse que a fase da vida em que a maioria deles está é uma das melhores e deve ser bem aproveitada antes das responsabilidades chegarem de fato. “Não façam a opção pelo fácil, façam a opção pelo certo”, aconselhou o Governador, que parabenizou os participantes da olimpíada e prometeu que a próxima será ainda maior e melhor.

A 9ª Edição da Olimpíada envolverá 25 aglomerados da 1ª, 2ª e 3ª Região da PM, com sedes em Belo Horizonte, Contagem e Santa Luzia, respectivamente, que possuem o programa “Fica Vivo!”.

Autor: Killzy Lucena - PMMG