Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

PMMG realiza troca de comando do Policiamento Especializado

28/12/2018

O Coronel Frederico Geraldo Ferreira assumiu nessa sexta-feira (28.12) o cargo de Comandante do Policiamento Especializado (CPE), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A função até então era desempenhada pelo Coronel Giovanne Gomes da Silva, que assumirá o posto de Comandante-Geral da Instituição, em 2019. A solenidade de transmissão de cargo aconteceu na Academia da Polícia Militar, em Belo Horizonte, e foi presidida pelo atual Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, e contou com as presenças de várias autoridades militares e civis.

Para o Coronel Frederico a nova função é um motivo de orgulho. “Assumir o comando do Policiamento Especializado é uma grande honra e satisfação para mim e agradeço ao Comando da PMMG o voto de confiança. À exceção dos três anos passados junto à Auditoria Setorial da Instituição, toda a minha carreira se desenvolveu em unidades pertencentes ao CPE, Comando fundamental para o bom desempenho da Polícia Militar. Me comprometo com todos os integrantes do Policiamento Especializado a fomentar o profícuo ambiente de trabalho baseado no respeito, na lealdade, na ética, na hierarquia e na disciplina. Trabalharemos juntos para que as forças integradas do CPE mantenham-se em pronto emprego diuturnamente”, disse.  

Uma moldura com a insígnia representativa do CPE foi entregue ao Coronel Giovanne pelo Coronel Helbert Figueiró como forma de homenageá-lo pelo tempo que passou à frente do Comando de Policiamento Especializado.  “A nossa carreira é feita de vários momentos e um dos mais felizes da minha vida foi como do CPE. Saio com a sensação de dever cumprido e um sentimento de muita gratidão. A tropa do CPE faz parte da minha essência. Ela ombreou comigo cada missão de proteger o povo mineiro", destacou.

Segundo o Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, solenidades de passagem de comando são momentos únicos para as instituições militares porque traduzem novas oportunidades para renovação de compromissos e implementação de novidades e estratégias. “O Coronel Frederico terá duas missões pela frente: em uma missão secundária, prestar auxílio ao policiamento ordinário na redução da criminalidade no estado, e em sua missão principal e mais efetiva, combater a alta criminalidade, impedindo-a de fixar no território do Estado. Sua trabalho será árduo, mas, certamente, logrado de muito sucesso, por sua diferenciada competência profissional, muito bem percebida pelo Alto Comando da Instituição”, finalizou.

CPE

O Comando de Policiamento Especializado foi criado em 21 de junho de 2004. O CPE constitui-se em uma unidade responsável pela coordenação, controle e emprego das forças especiais em todo o estado de Minas Gerais, destinadas a atuarem em caso de graves perturbações da ordem e em ocorrências que exijam emprego de técnicas especiais, sendo força de reação do comando-geral.

O CPE é composto pelas unidades:
- Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas – ROTAM
- Batalhão de Polícia de Choque
- Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE
- Batalhão de Polícia de Guardas – BPGd
- Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes – RCAT
- Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento com Cães

Autor: PMMG