Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

131 novos Aspirantes-a-Oficial formam na Academia de Polícia Militar

30/11/2018

A Polícia Militar de Minas Gerais entregou a sociedade hoje 131 novos aspirantes-a-oficial após a solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do ano de 2018. A cerimônia ocorreu nessa sexta-feira (30), no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), onde compareceram autoridades civis e militares, familiares, além do Comandante da 4ª Região Militar, General General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes e o Governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargador Nelson Missias de Morais, paraninfo dos formandos.
 
A formatura do CFO é uma cerimônia cheia de momentos emblemáticos e o primeiro deles foi o ato de devolução do Espadim Tiradentes que foi recebido pela Cadete Blenda Rodrigues Amaral, representando o CFO 1, e que é entregue no primeiro ano como símbolo da honra e dignidade do Cadete. As primeiras colocações dos aspirantes-a-oficial foram: primeiro lugar aspirante-a-oficial Geraldo Rafael Antonio Souza; segundo lugar aspirante-a-oficial Thiago Mendes Menezes e terceiro lugar aspirante-a-oficial Thiago Fernando da Silva.
 
Para o ingresso no quadro de oficiais da instituição, a PMMG exige o título de bacharel em Direito e os capacita para o exercício do comando, preparando os aspirantes em disciplinas jurídicas, de administração, gerência, linguagem, informação e pesquisa, além de conhecimentos interdisciplinares que propiciam o desenvolvimento das habilidades necessárias ao futuro oficial.
Para coroar todo o esforço, as madrinhas e padrinhos foram convidados a entregarem as espadas e fazerem aposição das platinas de aspirante em seus afilhados, que foram homenageados pelo trompetistas da Banda de Música da PM que executaram o toque da vitória.
 
Já com a responsabilidade materializada na espada e na platina de aspirantes-a-oficial, o orador da turma de formandos, aspirante-a-oficial Rafael Quaresma Vianna de Lima, em seu discurso reforçou “é nosso dever perpetuar os princípios basilares da nossa instituição, preservar como descendentes de Tiradentes, os 243 anos de glórias”. E reafirmou o compromisso de “como futuros oficiais comandar através do exemplo”.
 
A atividade do oficial de Polícia Militar requer a realização de todas as atividades de forma exemplar. O aspirante-a-oficial Bruno de Souza Costa recebeu o Prêmio Aspirante Excelência 2018 por ter sido considerado policial militar referência para os demais.
 
A escolha da turma como paraninfo, o Governador em exercício e Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Nelson Missias de Morais, é para os alunos a consonância de toda as características que os formandos procuram perseguir para exercer o oficialato: profissional de competência e postura irretocáveis, com uma carreira pautada pela ética, lealdade, hierarquia e disciplina. 
 
O paraninfo disse que vê com satisfação que a matriz curricular dos aspirantes contemplou 32 competências técnicas e mais de 60 disciplinas comportamentais, o que significa um investimento feito na formação de oficiais aptos tecnicamente e também sensíveis ao que acontece seja na sociedade, seja nos locais que exercerão comando. “O que se espera do trabalho de vocês será uma sociedade pacificada.  Nós do judiciário e a Polícia Militar temos metas e missões convergentes para uma sociedade mais justa”, disse o Desembargador, parabenizando ainda os aspirantes pela escolha da carreira que fizeram.
 
MEDALHA DE MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR
 
A Medalha do Mérito Judiciário Militar se destina a agraciar os juízes de Direito do Juízo Militar e as pessoas físicas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Militar Estadual. O TJMMG considera que a dedicação, o esforço e a superação na busca do saber jurídico do aspirante que alcançou a primeira colocação nas disciplinas jurídicas durante o curso de formação de oficiais o torna merecedor de tamanha comenda. 
 
O Presidente do TJMMG, Juiz Coronel James Ferreira outorgou a medalha ao aspirante-a-oficial Geraldo Rafael Antonio Souza, que também recebeu a Medalha de Mérito Intelectual, entregue pelo Comandante da EFO.
 
É tradição nas instituições policiais militares que o primeiro colocado geral dos Cursos de Formação de Oficiais seja agraciado com uma espada, símbolo maior do oficialato, que foi entregue pelo Desembargador Nelson Missias de Morais, paraninfo dos formandos, acompanhado do Comandante da APM e pelo Comandante da EFO. 
 
PALAVRA DO COMANDO 
 
Em seu discurso aos presentes, o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, se dirigiu em especial aos aspirantes e disse que ser oficial da Polícia Militar é diferente de tudo que eles vivenciaram até agora em suas carreiras anteriores. “É sacerdócio, entrega, doação, é deixar de viver sua própria vida em prol do bem maior. É deixar as famílias nos momentos de confraternização para servir e proteger a sociedade. É não ter hora para voltar para o lar, mas ter a certeza de que quando chegarem, estarão com a sensação do dever cumprido”, encerrou o Comandante-Geral da PMMG.

Autor: Killzy Lucena - PMMG