Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Oficiais Superiores recebem diploma de conclusão do CEGESP

08/11/2018

Trinta e um Oficiais receberam o diploma de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (CEGESP I), do ano 2018, realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação. A formatura aconteceu nessa quinta-feira (08), no auditório Juscelino Kubistcheck, localizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Entre os formandos estão 14 Tenentes-Coronéis e 15 Majores da PMMG, além de um Coronel da Polícia Militar do Estado do Amapá e um Major da PM do Estado da Bahia. Participaram do evento, comandantes da PMMG, além de autoridades e familiares. 
 
O CEGESP é um curso de pós-graduação “lato-sensu” destinado aos Oficiais Superiores, como requisito de ascensão profissional, bem como especialização acadêmica. O curso, iniciado em março e finalizado neste mês de novembro, funcionou em conformidade com o modelo regulamentado pela resolução nº 459, de 10 de dezembro de 2013, do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, perfazendo uma carga horária total de 360 horas.
 
“Este é um curso que tem como objetivo permitir que os Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais se aperfeiçoem na gestão de uma instituição tão grande”, destacou o Comandante da Academia da PMMG, Coronel Marcio Flavio de Moura Linhares. Para ele, além de expandirem seus conhecimentos, o CEGESP também é uma ferramenta fundamental para troca de experiências entre os Oficiais Superiores, inclusive de outros Estados. 
 
Para os formandos, a conclusão do CEGESP encerra um período marcado por desafios e intensa aprendizagem.  “O curso nos proporcionou conhecer vários aspectos relacionados à gestão, como a logística, recursos humanos, entre outros temas, e que podemos colocar em pratica no dia a dia do nosso trabalho”, afirmou a Tenente-Coronel Flávia Rosana Munhoz Pereira Santos. A Oficial, primeira colocada da turma, recebeu a medalha de mérito intelectual João Guimarães Rosa. 
 
Para o Coronel do Amapá, Valdoci Mendes da Silva, a PM de Minas é referência. “É um curso de alto nível e nossa Instituição só tem a ganhar. Levo na bagagem muitos conhecimentos para meu Estado. Aproveito a oportunidade para agradecer à corporação pela acolhida e recepção. 
 
Escolhido como paraninfo dos Oficiais formandos, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz Coronel PM James Ferreira Santos, disse estar orgulhoso pela homenagem. “Há exatamente 20 anos, concluí o Curso Superior de Polícia, que é correspondente ao CEGESP. Tenho certeza que este é um momento especial, de alegria, pois os formandos concluem mais uma etapa profissional com o sentimento de dever cumprido”.  Para o Coronel, a “Polícia Militar de Minas Gerais, hoje uma instituição das mais respeitadas e confiadas do Brasil, vem se fortalecendo, profissionalizando, modernizando, melhorando a prestação de serviços e mostrando resultados representativos à sociedade”.  
 
Ao final da solenidade, o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, disse aos formandos que cabe a eles, Oficiais Superiores, a missão de buscar o equilíbrio entre a eficiência na prestação de serviços aos mineiros e a racionalização da estrutura da instituição. “Entendemos que encontramos o norte, o caminho que vem produzindo bons resultados e que são decorrentes de um olhar interno, de uma reestruturação. Os Oficiais, que hoje se formam, estarão, num breve futuro, no comando da Instituição e terão a responsabilidade de buscar esse equilíbrio”, finalizou. 
 

Autor: PMMG