Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Teófilo Otoni - 15ª Região de Polícia Militar realiza I Seminário Operacional

06/07/2018

A 15ª Região da Polícia Militar (15ª RPM) realizou, no último dia 04, no auditório Jequitinhonha do 19º Batalhão de Polícia Militar, o “I Seminário Operacional da 15ª RPM. O evento iniciou-se com o canto do Hino Nacional, acompanhado pela Banda de Música da PMMG. Em seguida, o comandante da 15ª RPM, Coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, fez a abertura oficial do Seminário, expondo os objetivos da sua realização, o qual buscou repassar aos militares da Região práticas de prevenção e repressão criminal implementadas na capital mineira, que têm alcançado resultados significativos para a redução da criminalidade, a fim de alinhar o conhecimento doutrinário e prático entre o comando geral e a tropa.

Na ocasião, foram ministradas duas palestras. A primeira, com o tema “Ações do primeiro interventor em incidentes críticos” com o Coronel PM Giovanne Gomes da Silva, comandante do Comando Policiamento Especializado (CPE), o qual expôs táticas, estratégias e medidas essenciais a serem tomadas em caso de intervenção da Polícia Miliar em incidentes críticos, como assaltos a agências bancárias e explosões a caixas eletrônicos, bem como em crimes que envolvam reféns.

Já a segunda palestra teve como ministrante o Coronel PM Anderson de Oliveira, Comandante da 1ª Região da Polícia Militar, em Belo Horizonte, o qual explanou sobre a “Implantação e resultados do Projeto Segurança Comunitária em Belo Horizonte”, que prevê uma maior aproximação do trabalho da PM junto ao cidadão e à comunidade, através da ocupação, por Bases Comunitárias devidamente equipadas, de pontos estrategicamente selecionados, aumentando o trabalho de patrulhamento e a sensação de segurança na cidade.

O evento contou com a presença do juiz de direito da vara de execuções penais, Alair Soares Mendonça, e do Delegado Geral, chefe do 15° Departamento de Polícia Civil, Vinícius Sampaio da Costa,  os quais interagiram nas palestras, mostrando a importância de se implementar novas diretrizes de atuação dos órgãos de segurança pública.

Ao finalizar o 1° Seminário Operacional da 15ª RPM, o Coronel Sérvio agradeceu aos palestrantes pelo conhecimento repassado à tropa, homenageando-os com uma placa de agradecimento, e enfatizou que a intenção é que ideias como essas sejam implementadas também na sede da 15ª RPM, em Teófilo Otoni/MG, e demais cidades da Região, como forma de combater a criminalidade, que se mostra cada dia mais audaciosa. O Seminário foi transmitido ao vivo pelo Facebook, alcançando mais de dezessete mil pessoas e gerando comentários positivos sobre a realização do evento.
 

Autor: PMMG