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Polícia Militar de Minas Gerais

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Posto Avançado IPSM dentro do Hospital Militar agiliza atendimento a beneficiários

06/07/2018

Acolhedor, ágil e com proximidade. É assim que tem sido descrito o trabalho do posto avançado do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM) posto recém-inaugurado dentro do Hospital da Polícia Militar (HPM). Quem precisa de informações básicas, marcação de exames e liberação de procedimentos já tem, de maneira imediata, uma resposta tanto do hospital, como do instituto.

Para o Diretor-Geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares, o Coronel PM QOR Vinicius Rodrigues de Oliveira Santos, tornar o posto avançado uma realidade foi uma das prioridades da gestão, com o objetivo de aproximar o IPSM dos beneficiários que agora podem resolver todas as etapas demandadas pelo HPM.

A instalação do posto avançado também refletiu positivamente na área administrativa do HPM, principalmente em relação aos procedimentos de urgência. A avaliação é do diretor do hospital, Tenente-Coronel José Luiz Reis Junior, que explicou que antes havia a necessidade de deslocamento até o instituto, por parte de um profissional do hospital e por parte do beneficiário, para conseguir as autorizações.

“Hoje isso é feito imediatamente, via sistema, e se for necessário a presença do beneficiário, o IPSM já está dentro do hospital. Isso trouxe benefícios para o usuário e para o hospital em função da melhoria dos processos internos”, afirmou o diretor do HPM.

Para quem atende o público, o retorno positivo pela satisfação tem sido a melhor avaliação. Adriana Silva é a coordenadora do atendimento do posto avançado e diz que o público já sai das consultas no hospital e se dirige ao posto, ao invés de ir até o IPSM. “Muitos atendimentos não têm necessidade do beneficiário comparecer ao instituto. Às vezes eles querem uma informação básica, uma busca dentro da rede credenciada, a marcação de exame, serviços que conseguimos dar resposta ao beneficiário aqui mesmo”, explicou Adriana.

Para os beneficiários, além da agilidade, o acolhimento tem sido fundamental. O Sargento Hudson Pacelli que precisou internar a esposa aprovou a iniciativa: “Agora as coisas estão mais fáceis, porque um dependente consegue resolver as coisas aqui mesmo. Além de tudo há um acolhimento por parte do pessoal que trabalha aqui. Tive a oportunidade de ver trabalho e na minha opinião acolher é muito mais importante do que atender. O IPSM está de parabéns por ter colocado esse posto avançado aqui no HPM”, finalizou o militar.

Serviços prestados no Posto Avançado do IPSM no HPM:


· Expedição de documento de identificação e cartão de beneficiários para fins de assistência à saúde e, revalidação e expedição de segunda via;

· Acolhimento de requerimento de auxílio funeral;

· Orientação sobre os procedimentos legais de inscrição, alteração ou exclusa de dependentes;

· Orientação sobre os procedimentos legais para concessão de benefícios previdenciários;

· Outras atividades correlatas.


 

Também realiza atividades de apoio à Diretoria de Saúde:

· Agendamento de perícias de assistência à saúde na rede orgânica de saúde da PMMG e do CBMMG;

· Acolhimento de requerimentos de reembolso, restituição de despesas com assistência à saúde, conforme a legislação vigente;

· Acolhimento, conferência e registro no sistema informatizado, das notas fiscais e recibos de pagamento a autônomos, relativos ao processamento de contas de saúde, dos profissionais credenciados que atuam no HPM;

· Acolhimento dos prestadores credenciados do IPSM que atuam no HPM, e orientar sobre as demandas relativas ao credenciamento;

· Recebimento dos requerimentos de assistência especial à saúde;

· Esclarecimentos de dúvidas dos beneficiários relativos aos descontos de saúde;

· Orientação aos beneficiários sobre acesso a rede credenciada e recebimento de eventuais requerimentos para apuração sobre eventuais desvios;

· Recebimento de requerimento relativos aos programas, de ventilação mecânica não invasiva, oxigênio terapia domiciliar, reabilitação auditiva, OPME ambulatorial e atendimento domiciliar.

· Realização de agendamento de consultas requisitadas pela Central de Atendimento do IPSM, para realização de procedimentos no HPM;

· Realização da gestão das autorizações de procedimentos realizados no HPM;

· Produção de relatórios e demais documentos inerentes ao setor, bem como para a avaliação e controle interno, mensurando a qualidade dos serviços prestados, durante e pós-atendimento;

· Prestação de suporte aos usuários do SIGAS no HPM, sobre o funcionamento das rotinas do sistema;

· Realização da fiscalização das ações de contrapartidas assistências celebradas no Convênio de Cooperação Mútua;

 

Autor: Killzy Lucena - PMMG