Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

PMMG reforça a segurança no interior com a formatura de 420 soldados

15/06/2018

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) reforça a segurança pública no interior do Estado a partir desta sexta-feira (15) com a formatura de 430 novos soldados em solenidades realizadas ao longo do dia de hoje em quatro Regiões de Polícia Militar: 12ª RPM – Ipatinga, 7ª RPM – Divinópolis, 14ª RPM - Curvelo, 5ª RPM – Uberaba.
 
Os novos policiais militares são alunos do Curso Formação de Soldados da PMMG/2018 que teve duração de sete meses, ministrado nas Companhias Escola dos batalhões que sediaram o curso em cada RPM. A matriz curricular do curso foi construída sobre os eixos legal, técnico e ético da profissão policial-militar, além de carga-horária de estágios operacionais que enfatizaram a qualificação dentro do modelo de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. 
 
Os soldados atuarão na promoção da segurança por meio de ações e operações policiais militares, com competência para executar atividades de Polícia Ostensiva, para o alcance de resultados, atendendo os princípios dos Direitos Humanos e os pressupostos da Polícia Comunitária. 
 
A primeira solenidade do dia começou com a formatura dos novos soldados do 14º BPM, em Ipatinga, que pertence a 12ª RPM, onde foram formados 160 militares. A turma escolheu como paraninfo o ex-comandante da 12ª RPM, Coronel QOR Edvanio Rosa Carneiro. O treinamento dos novos soldados contou com disciplinas de caráter prático e teórico. O policiamento será dividido entre os municípios que compõem a área do 14º Batalhão em Ipatinga, 26º Batalhão em Itabira, 58º Batalhão em Coronel Fabriciano e 17ª Companhia Independente de Polícia Militar em João Monlevade.
 
Segundo o Comandante da 12ª RPM, Coronel Marcos Ângelo Vieira Júnior, a formatura de mais uma turma de soldados fortalece ainda mais o vínculo da PM com a comunidade. “A Corporação está em festa e acredito que a comunidade também, já que vai receber militares com uma formação sólida, para fazer frente à criminalidade. Esses militares foram preparados para a área operacional e interpessoal também, porque além de fazerem seu trabalho, procuram estar próximo do cidadão”.
 
No decorrer da solenidade, as soldados Naiara Rodrigues Abreu Azevedo e Thalita Evangelista Alvarenga foram homenageadas, pela primeira e segunda colocação, respectivamente, alcançadas durante o curso. Para a Soldado Naiara Rodrigues, finalizar o processo de formação em uma boa colocação é resultado de muito esforço e dedicação. “Esse é um curso muito intenso, já que temos sete meses de treinamento. É uma satisfação ver que as mulheres se destacaram à frente do curso”, comentou a nova Soldado.
 
A 12ª RPM também terá ainda uma segunda solenidade, na noite de hoje (15), no 11º BPM, em Manhuaçu, que receberá cerca de 100 novos soldados e o Subcomandante-Geral da PMMG, Coronel André Agostinho Leão de Oliveira, foi escolhido como o paraninfo da turma. 
 
A 7ª RPM seguiu com as solenidades ainda na manhã desta sexta-feira, no 23º BPM, em Divinópolis, onde foram formados 68 soldados, os quais foram designados para reforçar o efetivo de 28 municípios da região. O Chefe da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Estado, Coronel PM Robson José de Queiroz, foi o nome escolhido para apadrinhar a turma. O curso que teve início no dia 1º de novembro de 2017, foi acompanhado de perto pelo Comando Regional e contou com um corpo docente altamente qualificado, que contribuiu para a formação dos novos Soldados, com destaque para o trabalho desenvolvido pelos Oficiais e Praças que integram a 231ª Companhia de Ensino e Treinamento. 
 
A solenidade foi presidida pelo Comandante da 7ª RPM, Coronel Marcelo Augusto Santos, e ao longo do evento foram homenageados o primeiro colocado no curso, Soldado Lucas Albino Alves, e o aluno destaque, Soldado Bruno Aparecido Campos de Oliveira, mas foi no discurso emocionado do orador da turma, Soldado Tayrisson Douglas Gomes Vicente, que ficou evidente a superação dos desafios do curso, o aprendizado das técnicas e práticas de segurança pública e o crescimento como seres humanos. 
 
Os novos soldados desfilaram em continência à Bandeira, com sincronia e vibração, sendo aplaudidos pelo público presente. O paraninfo dos formandos, Coronel Queiroz, em seu pronunciamento destacou a importância dos valores cultuados na família, comparando-os aos valores cultuados na Instituição, como norteadores da missão constitucional da Polícia Militar, na defesa da sociedade e dos direitos do cidadão.
 
Finalmente, para o tradicional “fora de forma”, os novos Soldados formaram a figura de um triângulo em alusão à Bandeira do Estado de Minas Gerais, e após a autorização, romperam marcha rumo aos novos desafios.
 
 
Atualmente, a Polícia Militar conta com efetivo aproximado de 43 mil homens e mulheres, e uma frota de dez mil viaturas, além de onze aeronaves. A instituição é o único órgão do Estado presente em todos os 853 municípios mineiros.
 
 
Polícia Militar de Minas Gerais, 243 anos cultivando valores para melhor proteger você.

Autor: Killzy Lucena - PMMG