Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

COMAVE realiza Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil

12/06/2018

Começou nesta terça-feira, 12, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil, coordenado pelo Comando de Aviação do Estado (Comave). O evento reúne profissionais das Organizações de Aviação da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e das Unidades Aéreas das Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares e Polícias Civis de todo o país para debaterem sobre a atividade aérea de segurança pública do Brasil.
 
De acordo com o Comandante do Comave, Coronel Rodrigo Sousa, o evento é uma troca de experiências importante para todos os comandantes e gestores da aviação e defesa civil do Brasil. "Nosso objetivo neste encontro é trazer otimização para os nossos trabalhos e traçar novas estratégias para as diversas atividades em comum que realizamos com intuito de buscarmos economia, eficiência, efetividade e redução de gastos", explicou.
 
A palestra Gestão e Coordenação das Operações de Socorro das Vítimas do Rompimento da Barragem de Mariana, do Coronel Fernando Antônio Arantes, chefe do Gabinete Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, abriu o evento. Na troca de experiências do encontro, o Coronel Fernando enfatizou a importância da integração nas ações já colocadas em prática no Estado. "No Comave, percebemos que com a integração e unificando os recursos, a gestão administrativa é muito efetiva e eficiente. E conseguimos bons resultados quando respeitamos as peculiaridades de cada órgão, seja a Polícia Militar em sua atividade operacional, os Bombeiros Militares, a Polícia Civil e a Defesa Civil. Nosso objetivo é sempre fortalecermos as ações para darmos mais efetividade à atividade de aviação do Estado”, concluiu. 
 
As 55 unidades aéreas dos 26 estados e do Distrito Federal estão reunidas neste encontro para juntos discutirem estratégias e trocarem experiências sobre a aviação e Defesa Civil, como ressaltou o Coronel da Reserva Eduardo Alexandre Bene, da Polícia Militar de São Paulo. “O Estado de São Paulo já realizou esse evento e estamos aqui por que Minas Gerais é um estado bem robusto na atividade de aviação. Achamos importante realizar este encontro aqui pelo excelente trabalho do Comave e da Polícia Militar, pois já trocamos conhecimento por meio do portal: pilotopolicial.com.br, em que a Polícia Militar de Minas é muito participativa”, ressaltou.     
 
Para o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Capitão Mena Barreto, o encontro é também uma oportunidade de integração da federação e dos estados na segurança pública de aviação”. Esse evento é uma oportunidade para discutirmos as questões estruturantes da aviação no Brasil. A Senasp trabalha para que tanto o Governo Federal, quanto os entes estaduais trabalhem de uma forma integrada e coordenada em prol da sociedade brasileira”, destacou.
  
O encontro que irá até a próxima quinta-feira,14,  terá ainda palestras sobre operações de drones, operações aéreas policiais, operações aéreas integradas e manutenção aeronáutica.
 
Polícia Militar de Minas Gerais, 243 anos, cultivando valores para melhor proteger você.

Autor: PMMG