Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Proteção da sociedade e valores da PMMG marcaram a solenidade dos 243 anos da corporação

08/06/2018

Ética, representatividade, respeito, lealdade, justiça, hierarquia e disciplina. Valores cultivados nas fileiras da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) aliados à proteção do cidadão mineiro, do militar e sua família deram o tom da solenidade de comemoração do aniversário de 243 anos da instituição. O evento aconteceu nessa sexta-feira (08), na Academia de Polícia Militar, quando também foi entregue a maior honraria da corporação, a Medalha Alferes Tiradentes, a 133 homenageados que prestaram serviços relevantes à corporação.
 
No seu discurso na cerimônia o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, disse que os valores da instituição fizeram com que ela chegasse aos 243 anos forte e respeitada pela sociedade. “Temos alcançado resultados expressivos de presença policial, queda nos crimes violentos em 2017 em cerca de 15% e até maio de 2018 em mais de 30%. É uma reversão histórica de uma curva de ascendência criminal que vinha há sete anos atormentando a sociedade”, comentou o Comandante-Geral.
 
À tropa, Coronel Helbert disse que estará sempre representando os militares de maneira silenciosa, mas muito contundente para que o Comando consiga minimizar os efeitos dos problemas que estão pairando no Estado e no cenário nacional. Aos agraciados, ele disse estender seus cumprimentos em nome de todos os policiais militares. “Profissionais de vários seguimentos foram selecionados como referências na nossa sociedade pelo que fazem em suas atividades e como cidadãos. Então a sociedade mineira e a PM agradecem vocês pelo desempenho”, completou o Comandante-Geral da PMMG.
 
O Governador Fernando Pimentel participou da solenidade e reforçou que Minas Gerais mostra índices de criminalidade em queda graças ao trabalho destemido dos militares, proporcionando um ambiente de segurança muito superior ao da maioria dos estados da federação. 
 
“Mesmo agora na situação desses ataques, a mobilização e a pronta resposta da PM mostra que aqui nesse Estado não titubeamos quando se trata de combater o crime organizado e defender a paz no nosso território”, afirmou o governador, que enfatizou o modelo de segurança com as bases de segurança comunitárias, já implantado na capital e trazendo a polícia para a vida cotidiana, que será estendido a todo Estado a partir do segundo semestre deste ano.
 
A solenidade dos 243 anos da PMMG chegou ao momento da execução da canção da Polícia Militar, como uma maneira de reverenciar os heróis do passado que lutaram pela doutrina de paz social. 
 
Em seguida ocorreu o desfile da tropa em continência ao Governador e em homenagem aos agraciados com a Medalha Alferes Tiradentes – Edição 2018. Abriu o desfile a Banda de Música do Centro de Atividades Musicais (CAM), que executou uma belíssima evolução militar formando as siglas da corporação. 
 
Desfilaram em seguida pelotões formados pelos cadetes da Escola de Formação de Oficiais, discentes da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, pelotão representativo da presença da policial feminina, pelotão de militares do Comando de Policiamento Rodoviário e Policiamento Ambiental.
 
O setor de saúde também foi representado no desfile, seguido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), militares do Policiamento Especializado, discentes do Colégio Tiradentes, Grupamento Motorizado, uma Base de Segurança Comunitária, o PM Amigo Legal, Esquadrão Hipo, além de um sobrevoo do helicóptero do Comando de Aviação do Estado (COMAVE).
 
 
Polícia Militar de Minas Gerais, 243 anos cultivando valores para melhor proteger você.

Autor: Killzy Lucena - PMMG