Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Academia de Letras presta homenagem ao Capitão Geraldo Walter da Cunha, Oficial de grande importância para a Instituição

12/04/2018

 
A Academia de Letras João Guimarães Rosa em conjunto com a Academia de Polícia Militar prestou homenagem, na manhã desta quinta-feira, (12), a memória do Capitão Geraldo Walter da Cunha, Oficial que ingressou na instituição em 1935. O evento aconteceu no pátio da Academia da PM, em Belo Horizonte. 
 
A solenidade em reverência ao Capitão contou com a presença do Comandante da Academia da PM, Coronel Robson José de Queiroz, do Presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa, Coronel Klinger Sobreira de Almeida e demais autoridades e familiares. Durante o evento, o Coronel Alcino Lagares Côrtes Costa fez um discurso emocionado citando trechos importantes da história do homenageado. 
 
Segundo documentos da Academia, o Oficial da Força Pública Mineira, nasceu no dia seis de fevereiro de 1918, na cidade de Visconde do Rio Branco e ingressou na carreira militar em 1935. Ele foi Cabo em 1938, Sargento em 1942 e concluiu o curso de Oficiais em 1946. Ainda na carreira do Capitão, se destaca sua atuação como Comandante de Destacamentos e Delegado Especial de Polícia, em Itapecerica, em 1949. Em Pedro Leopoldo, de 1950 a 1952 e em Cambuquira no ano de 1954 e por fim em Mantena em 1957. Além destes postos, o Oficial foi Instrutor e Secretário no Departamento de Instrução, Adjunto da Secretaria do Comando-Geral da PMMG. 
 
Capitão Geraldo Walter da Cunha morreu aos 39 anos de idade, foi casado com Maria José Montresor e teve quatro filhos. Ele deixou seu legado por meio de sua obra, que permanece preservado nos contos e artigos publicados nos jornais da época, sendo parte delas reunida na obra “ Gigantes e Pigmeus”. 
 
A Academia de Letras João Guimarães Rosa, desde 1995 reverencia a figura do Oficial como Patrono da cadeira areopagítica, número oito, à qual é ocupada atualmente pelo Coronel da reserva, Alcino Lagares.  
 

Autor: PMMG