Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

PMMG reforça a segurança no Estado com a formatura de 1.611 soldados

07/04/2018

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) reforça a segurança pública em todo Estado com a formatura dos 1.611 novos soldados realizada na nesta sexta-feira (06). Do total, 1.387 se formaram em Belo Horizonte e o restante no interior de Minas. Ainda neste ano, novas turmas de soldados irão se formar no interior do Estado.
 
A solenidade de formatura na Capital Mineira foi presidida pelo Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, acompanhado do General-de-Divisão, Henrique Martins Nolasco Sobrinho, Comandante da 4 ª Região Militar, do Chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Fernando Antônio Arantes, do Subcomandante-Geral da PMMG, Coronel André Agostinho Leão de Oliveira, do Comandante da Academia de Polícia Militar, Coronel Robson José de Queiroz, do Comandante da Escola de Formação de Soldados, Tenente-Coronel Peterson Rodrigo Brandão Silveira e demais autoridades. 
 
O Coronel Helbert Figueiró de Lourdes destacou a importância desses novos policiais para a sociedade mineira.  "O modelo eficiente de formação dos novos policiais militares, além do alto grau de conhecimento dos jovens soldados, que conhecem muito bem o contrato social, permitem mais capacidade para lidar com as questões do século XXI", explicou. 
 
Os 1.387 policiais militares são alunos do curso de formação de soldados da PMMG/2017. Eles fazem parte da primeira turma, que teve como requisito a formação superior para ingresso na carreira militar. O curso de formação que teve duração de sete meses, ministrado na Escola de Formação de Soldados, trouxe aspectos inovadores na formação e foi construído sobre os três eixos da profissão policial-militar; legal, técnico e ético, enfatizando a formação por competências e respeitando o nível de conhecimento profissional anterior dos alunos.
 
O General-de-Divisão, Henrique Martins Nolasco Sobrinho, Comandante da 4ª Região Militar enfatizou a importância dos novos Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais.  "É um ótimo reforço para a Segurança Pública e, sem dúvida alguma, vêm somar às Forças Armadas no compromisso de defender a sociedade", ressaltou.
 
O Comandante da Academia de Polícia Militar, Coronel Robson José de Queiroz, citou o processo de formação de uma forma qualificada. "A formação é dividida em duas etapas.  A primeira, de desconstrução de conceitos trazidos.  A segunda, na construção de novos atributos, dentro do perfil de competência para o novo profissional de segurança pública", argumentou.
 
De acordo com o Comandante da Escola de Formação de Soldados, Tenente-Coronel Peterson Rodrigo Brandão Silveira, a preparação desses novos policiais foi um grande desafio, já que a escola recebeu alunos de diversos estados do país, com conceitos diferentes de Segurança Pública. “Lapidamos esses soldados para se tornarem profissionais qualificados dentro do modelo de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. A Escola de Formação de Soldados promoveu uma formação moral e cívica, além de treinamentos intensivos e optativos. Estamos entregando à sociedade mineira, policiais que foram treinados com base no portfólio de serviços da PMMG “, concluiu.
 
Os novos policiais irão atuar na região metropolitana da capital, que contempla a 1ª, 2ª e 3ª Região da Polícia Militar (RPM). O grupo irá desempenhar diversas atividades, como o policiamento ostensivo nas ruas e o trabalho nas bases de segurança comunitária, fortalecendo, principalmente, as ações preventivas de Segurança Pública. 
 
Atualmente, a Polícia Militar conta com efetivo aproximado de 43 mil policiais e uma frota de dez mil viaturas, além de onze aeronaves. A instituição é o único órgão do Estado presente em todos os 853 municípios mineiros

Autor: PMMG