Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

CPC fecha Operação Horizonte Seguro retirando dezenas de armas de circulação

05/06/2017

Nessa segunda-feira (5), o Comando de Policiamento da Capital (CPC), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), divulgou em uma coletiva o balanço final da Operação Horizonte Seguro, que aconteceu entre os dia 29 de maio e 02 de junho em Belo Horizonte. Foram 3.200 operações realizadas e nelas, 16.042 pessoas foram abordadas e 359 presas. Nas blitze de trânsito realizadas, foram 11.198 veículos abordados e 11 recuperados. "Na semana do aniversário de 41 anos da criação do CPC, definimos que o melhor 'presente' para a população da capital mineira seria uma grande ação visando maximizar a prevenção criminal e a repressão qualificada", destacou o o comandante do CPC, coronel Winston Coelho Costa.

No que tange ao combate ao tráfico, na Operação Horizonte Seguro foram apreendidas 2.065 pedras de crack, 20 quilos e mais 718 dolas de substância similar a cocaína, além de 228 tabletes e 1.650 buchas de substância análoga à maconha. Vinte celulares foram apreendidos na operação e 173 testes de alcoolemia realizados.

Um número muito comemorado pelo comando do CPC, foi da apreensão de 34 armas de fogo e mais 15 simulacros, além de 246 munições. “Em que pese nossa preocupação ser com crimes contra o patrimônio, principalmente com o roubo, a gente reconhece que retirar de circulação 34 armas em uma semana é um ganho para a sociedade por meio do nosso trabalho”, comentou o comandante do CPC.

Para ele, o enxugamento da estrutura administrativa, o aumento do efetivo na rua, o trabalho mais forte da inteligência e do policial militar; e o aumento das redes de proteção fez com que esses resultados positivos aparecessem.

Durante a operação, cada batalhão organizou as operações de acordo com suas necessidades de área, fosse para o enfrentamento no assalto a ônibus, tráfico de drogas, mandados de busca ou abordagem à pessoas. “Para o cidadão de bem, temos certeza que bom foi ver a atuação da polícia”, afirmou coronel Winston.

Na coletiva, o comandante divulgou também um balanço parcial de 1 de janeiro a 2 de junho deste ano. Nesse período, mais de 1.100 armas foram apreendidas pela PMMG em Belo Horizonte, mais de 18 mil pessoas foram presas, mais de 3 mil veículos foram recuperados em BH, 170 mil ocorrências foram registradas, mais de 1.500 pessoas presas mais de uma vez e um aumento de 25% na apreensão de drogas.

“Eu sei que isso passa despercebido para quem sofre com a violênca, mas o resultado é um esforço que o Estado está fazendo, via Polícia Militar, com os investimentos que temos recebido para fazer esse enfrentamento criminal diariamente”, finalizou.

Autor: Killzy Lucena - PMMG