Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Troca do Pavilhão Nacional abre as comemorações dos 242 anos da PMMG

01/06/2017

Na manhã dessa quinta-feira (01), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou, na Praça da Bandeira, no bairro Mangabeiras, a solenidade da troca do Pavilhão Nacional. A cerimônia, além honrar a bandeira nacional, abriu oficialmente as comemorações dos 242 anos de aniversário da Polícia Militar.

Na Praça da Bandeira, marco do centenário da criação da cidade de Belo Horizonte, o Pavilhão Nacional fica hasteado dia e noite. A troca só é feita nesta cerimônia solene. Após o hasteamento do novo Pavilhão, foi realizado um desfile dos pelotões representativos da PM em respeito ao Símbolo Nacional.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, fez a abertura oficial da semana de comemorações do aniversário da PMMG parabenizando a todos os “guerreiros e guerreiras da instituição”. “No refrão da Canção da PM se diz: ‘nós seguiremos e cada vez mais, paz queremos em Minas Gerais’, e é com esse sentimento de um constante avanço da nossa instituição, seja internamente ou na prestação de serviço que fazemos a comunidade, que abrimos as comemorações da semana da PMMG”, declarou.

HASTEAMENTO


O evento contou com as presenças de policiais militares de várias unidades, incluindo músicos, oficiais comandantes e diretores da PMMG, alunos de escolas municipais, além de moradores do entorno da praça que sempre prestigiam o evento cívico.

Paulo Roberto de Carvalho disse já ter assistido diversas vezes a troca do Pavilhão na companhia de netos que hoje já estão crescidos. Este ano, as acompanhantes dele foram as duas netas menores e a mãe delas, Simone Alves de Carvalho, que disse que as pequenas assim que perceberam a movimentação na praça já disseram: “mamãe, a bandeira vai ser trocada, vamos ver”.

Para hastear o Pavilhão Nacional, o comandante-geral foi acompanhado pelo mascote da instituição, o PM Amigo Legal, por alunos do Colégio Tiradentes Central e da Escola Municipal Mário Werneck, que participou pela primeira vez do evento.

A professora e coordenadora da Mário Werneck, Eliana Milagres, contou que para os 21 alunos do 6º ano foi importante ver de perto um exercício de cidadania. Em especial para Anna Beatriz da Silva do Amaral e Davi Lopo Soares, dois alunos da escola que disseram estar emocionados e um pouco nervosos por participarem do hasteamento da Bandeira junto com o comandante-geral da PMMG.

A professora Rosilene Patrícia Assumpção, responsável pelos vinte e um alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, disse que a expectativa dos estudantes era para ver a nova Bandeira e a apresentação da banda da PM. “Tivemos que explicar que há um desgaste da bandeira que fica na praça dia e noite, e que há um evento especial para ela ser trocada”, comentou.

Até ensaios foram necessários para tudo sair como planejado, segundo João Victor Coelho Correa, aluno do Colégio Tiradentes Central, que participou com outros 23 alunos do 1º, 2º e 3º anos. “É importante representarmos bem nosso colégio aqui, principalmente para quem já sonha em entrar para PM como eu”, afirmou o aluno.

Autor: Killzy Lucena - PMMG