Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

separe os e-mails por vírgula

Comando de Policiamento Especializado e GATE têm novos comandantes

04/07/2016

O Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar de Minas Gerais já contam de fato e de direiro com novos comandantes. No CPE, o Comando foi transmitido do Coronel Queiróz para o Coronel Schubert, que por sua vez deixou o cargo de comandante do GATE, agora ocupado pelo Tenente-Coronel Olímpio Garcia. 
 
Em nota, o Comandate Geral da PMMG, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, destacou que a Corporação de Tiradentes tem diante de si muitos desafios a superar em sua missão de promover segurança pública à população dos 853 municípios  mineiros. 
 
"Em breve, serão realizados no Brasil os Jogos Olímpicos de 2016, que atrairão muitos visitantes para o país e de forma particular, para Minas Gerais. Este evento, em virtude da heterogeneidade étnico cultural dos participantes, demandará da PM um olhar diferente e uma preparação especial. Isto em muito se relaciona às atividades do CPE, que historicamente é formado por uma tropa altamente qualificada e treinada para realizar missões específicas, por mais complexas que sejam", argumentou Coronel Bianchini.
 
Em seu discurso de posse, Coronel Schubert declarou: "Renovo o compromisso de lealdade, camaradagem e máximo esforço para que nossa instituição alcance os objetivos traçados. Fico feliz em receber esta nobre missão. Ao longo de todos estes anos de caserna, obtive muitos ensinamentos. Observei e aprendi que o orgulho não faz parte da essência do homem; que as coisas devem ser feitas com energia e dedicação; que por melhor que alguém seja, ninguém é tão bom sozinho quanto todos nós juntos; que para conhecer os nossos limites temos que chegar até eles; e isso me faz acreditar que sou muito mais capaz que achava e ao mesmo tempo isto me faz muito mais cauteloso."
 
Como de praxe, o desfile que representou toda a tropa do Policiamento Especializado homenageou os novos comandantes do CPE e do GATE, Coronel Schubert e Tenente-Coronel Olímpio, respectivamente. A troca de comando ocorreu no último dia 22 no pátio da Academia de Polícia Militar (APM). Participaram da solenidade diversas autoridades civis e militares.
 
SOBRE O CPE - Criado em 21 de junho de 2004, o Comando de Policiamento Especializado possui nove Unidades Subordinadas: Regimento Alferes Tiradentes (RCAT), Batalhão ROTAM, Batalhão de Polícia de Eventos, Batalhão de Rádio Patrulhamento Aéreo, o Batalhão de Polícia Militar de Guardas, o Batalhão de Polícia de Trânsito, o Batalhão de Polícia Rodoviária, a Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e o Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE).
 
SOBRE O GATE - O Grupamento de Ações Táticas Especiais é composto por policiais militares subdivididos em equipes de adentramento tático (assault), tiro de comprometimento (sniper) e explosivistas (esquadrão antibomba), maximizando assim suas ações nas atribuições específicas, quais sejam, o atendimento de ocorrências de alta complexidade.

Autor: PMMG