Polícia Militar de Minas Gerais

Academia de Polícia Militar de Minas Gerais

Escola de Formação de Soldados


A Escola de Formação de Soldados da Policia Militar de Minas Gerais, uma das portas de entrada na carreira da instituição, foi fundada em 24 de outubro de 2001 com o objetivo de formar os novos Soldados da PMMG.

Localizada no bairro Prado, na Capital, junto a Academia de Policia Militar, antigo Departamento de Instrução, busca desenvolver nos militares recém-ingressos na bissecular milícia de Tiradentes, competências e habilidades para, ao final do curso, estarem capacitados a exercer as funções inerentes aos Soldados nos mais diversos tipos de serviços que são prestados pela PMMG ao povo mineiro.

No final do ano de 2012 e início de 2013, ocorreram mudanças com a aprovação da Lei Complementar n º 115/2010 ( LC 115), que trazia como alteração no quesito de ingresso na corporação o nível Superior de escolaridade. Desde então, foi trilhado um longo caminho de adequação a esta realidade.

Mantendo o histórico e compromisso com a formação dos novos integrantes da PMMG, a Escola de Formação de Soldados, hoje comandada pelo Ten Cel Cassio Antonio dos Santos, deu inicio no dia 11 de fevereiro de 2020 a mais um curso de formação com 915 alunos.

O curso tem uma formatação voltada para a formação de profissionais capazes de realizar Segurança Pública em consonância com os preceitos constitucionais, dos princípios dos direitos humanos de forma a oferecer ao povo mineiro um serviço de excelência na promoção da paz social. Esses novos Soldados estarão prontos no dia 30 de outubro de 2020 em condições de servir e proteger a sociedade mineira.