Polícia Militar de Minas Gerais

Academia de Polícia Militar de Minas Gerais

Escola de Formação de Oficiais


A Escola de Formação de Oficiais (EFO) é a Unidade de execução de ensino da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais responsável pela formação e habilitação dos futuros oficiais da Polícia Militar de Minas a partir do planejamento e execução do Curso de Formação de Oficiais (CFO), o Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) e o Estágio de Adaptação de Oficiais (EADO).

O Curso de Formação de Oficiais (CFO)  tem como objetivo formar Bacharéis em Ciências Militares, para o desempenho de funções de comando da instituição.

O referido curso tem a duração de dois anos e seis meses acadêmicos, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Durante o curso é obrigatório o alojamento do discente nos primeiros 12 (doze) meses de curso (pernoitar nos aquartelamentos), no todo ou em parte, com a finalidade de promover a familiarização ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento da Escola.

Atualmente o Curso de Formação de Oficiais possui uma malha curricular composta por 65 disciplinas, totalizando uma carga horária de 3.910 horas/aula.

Concluído com aproveitamento o período acadêmico e satisfeitas as exigências legais referentes à promoção, previstas no Estatuto dos Militares, o Cadete será declarado Aspirante a Oficial e, durante um período mínimo de seis meses, deverá demonstrar sua vocação para o oficialato, podendo ser movimentado, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa para qualquer unidade da PMMG, em todos os municípios do Estado de Minas Gerais.

O Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) - Curso Superior de Tecnologia e Gestão de Segurança Pública - tem a duração de um ano e é destinado aos Subtenentes, aos Primeiros Sargentos e aos Segundos Sargentos com, no mínimo, 15 (quinze) anos e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de efetivo serviço na Instituição Militar Estadual (IME), completados até a data da matrícula no curso, para o desempenho do cargo de Oficial, em atividades administrativas, operacionais e de especialistas, e o exercício de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

O ingresso do discente se dá na graduação de Aluno e, uma vez concluído com aproveitamento o CHO/CSTGSP e satisfeitas as exigências legais, será promovido ao posto de 2º Tenente, podendo ser classificado para qualquer Unidade da PMMG, em todo o Estado de Minas Gerais.

Já o Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO) destina-se à formação dos profissionais da área da saúde, que compõem o Quadro de Oficiais da Saúde (QOS) da PMMG e atuam no Hospital da Polícia Militar (HPM) e nos Núcleos de Atendimento Integral à Saúde (NAIS).

Para esses profissionais o ingresso no oficialato se dá no posto de 2º Tenente QOS após nomeação e posse, condicionada à aprovação no curso, que tem a duração aproximada de três meses.

 

Endereço da EFO: Rua Diabase, 320 – Prado, Belo Horizonte – MG – CEP 30.411-330

@efopmmg