Polícia Militar de Minas Gerais

NONA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR

32° BPM



TRIGÉSIMO SEGUNDO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Dados Históricos:

O Trigésimo segundo Batalhão de Polícia Militar foi instalado no dia 10 de fevereiro de 1999, com a missão de executar as atividades de polícia ostensiva de prevenção criminal na região oeste da cidade de Uberlândia. A estruturação dessa nova Unidade foi marcada por várias dificuldades. Inicialmente, por não possuir instalações adequadas para abrigar suas seções, iniciou seus trabalhos em caráter provisório, dividindo a sede com uma de suas companhias, a 109ª Cia PM, situada a Rua Juhen Cecílio Jorge, n°. 270, Jardim Patrícia, enquanto se realizavam os esforços no sentido de viabilizar a sua futura sede. Essa situação, entretanto, não reduziu a empolgação dos militares designados para integrarem o quadro de serviços da nova Unidade. Grande era também a expectativa da sociedade, que muito esperava da Polícia Militar, agora com duas Unidades na cidade. Iniciou-se, então, um incansável trabalho voltado para o estabelecimento da identidade do 32° Batalhão, visando a torná-lo conhecido da população e reconhecido pelas atividades que passou a desenvolver. Sem demora, os resultados começaram a surgir, tais como a redução da criminalidade violenta, fato, à época, amplamente divulgado na imprensa local.

 

Quando o 32º BPM completou cem dias de instalação, já havia muito que comemorar; na ocasião, várias autoridades, colaboradores e servidores foram homenageados; a interação comunitária foi fortalecida com a demonstração do potencial produtivo da Unidade. Surgiu, posteriormente, a possibilidade de transferência da sede do Batalhão para a Avenida Paes Leme, Bairro Osvaldo Rezende, o que ganhou o apoio da população e de políticos influentes. Tal ação obteve êxito com a união de esforços dos governos do Estado, do Município e da iniciativa privada, tendo como resultado a reforma do antigo prédio da CEMIG, garantindo, assim, a inauguração solene da nova sede em 31 de agosto de 1999.

 

Essas conquistas foram conseguidas com muito trabalho e dedicação da equipe de profissionais da Unidade, lideradas pelo, então, TenCel PM Ademar Aparecida de Araújo e Maj PM Ademir Ribeiro de Moura, primeiro Comandante e subcomandante da Unidade, respectivamente.

 

Apelido da Unidade:Guardiões do Cerrado

 

Curiosidades:

Dificuldades enfrentadas

Inicialmente, por não possuir instalações adequadas para abrigar suas seções, iniciou seus trabalhos em caráter provisório, dividindo a sede com uma de suas companhias, a 109ª Cia PM. Nesse momento, a Unidade dispunha de poucas viaturas, e não houve se quer a aquisição do mobiliário necessário para a execução do trabalho, sendo utilizado o que já existia na antiga Companhia, até mesmo o telefone disponível era um orelhão existente na porta da Companhia.

 

Atividades e Projetos

Durante esse período, a Unidade já desempenhava várias atividades, voltadas para a melhoria da segurança, por meio de um conjunto de ações e operações policiais militares, dos quais se destacaram os policiamentos comunitário, escolar e o ciclo patrulhamento, além da realização de palestras em escolas com o grupo teatral “Trânsito Livre” e da implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

 

As várias atividades operacionais e os inúmeros projetos comunitários desenvolvidos fizeram com que o 32° Batalhão de Polícia Militar fortalecesse seu nome, ganhasse a confiança e o respeito da comunidade, sendo hoje, motivo de orgulho para os policiais militares que integram o seu quadro. Há 21 anos vêm promovendo a paz social na cidade de Uberlândia, os parabéns são para todos os amigos, colaboradores, policiais militares e comunidade, que sempre apoiaram na construção e crescimento desta valorosa Instituição, denominada 32º Batalhão de Polícia Militar, "Guardião do Cerado".

 

Outras informações:

O 32° Batalhão teve como comandantes o Ten Cel PM Ademar Aparecida de Araújo, o Cel PM Itamar de Oliveira Pacheco Filho, o Cel QOR Edmar Rodrigues dos Reis, o Cel QOR Alfredo da Silva Ramalho, o Cel QOR Paulo Antônio dos Santos, o Cel QOR Sidney Miguel de Almeida Araújo, o Ten Cel PM Sandro Heleno Leite e o Ten Cel PM Ailton Donisete de Souza.

 

Atualmente é comandado pelo Ten Cel PM Sandro Heleno Gomes Ferreira, e instalada em uma nova sede, a Unidade tem novo fôlego e, não menos motivados, seus valorosos servidores continuam incansáveis no cumprimento da missão assumida por ocasião da criação do Batalhão.