Polícia Militar de Minas Gerais

NONA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR

17° BPM


 

 

DÉCIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 

HISTÓRICO

O 17º BPM COMPLETOU DIA 09 DE JULHO DE 2009 27 ANOS DE INSTALAÇAO.

AS SUAS ORIGENS, REMONTAM A UM PASSADO DISTANTE, POR OCASIÃO DA GUERRA DO PARAGUAI, COM O CORPO DE VOLUNTÁRIOS, QUE PARA AQUELE PAÍS PARTIU, A FIM DE DEFENDER O SOLO BRASILEIRO. ENTRE ESTES, O 17º BATALHÃO DE VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, QUE COMPUNHA A COLUNA CAMISÃO E QUE, PARTICIPANDO DO FAMOSO EPISÓDIO CONHECIDO COMO “A RETIRADA DA LAGUNA”, TEVE SEU DIA DERRADEIRO EM LUGAR HOJE PERTENCENTE AO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE MINAS. LÁ TEMOS O MONUMENTO AOS HERÓIS DA RETIRADA DA LAGUNA.

EM 1982, SUCEDENDO A 3ª CIA DO 4º BPM, E OS COMANDANTES SARGENTO JÚLIO NAVARRO, SARGENTO FRANQUELINE RODRIGUES MARTINS, SARGENTO ANTÔNIO DE MELO FRANCO, CAPITÃO MÁRCIO DE PAULA BERNARDES, CAPITÃO PEDRO CAETANO E CAPITÃO ALOIZIO ZAGO CAPANEMA, É INSTALADO O 17º BPM, SOB O COMANDO DO TENENTE-CORONEL ORLANDO TEIXEIRA CAMPOS.

DE SUAS ENTRANHAS NASCERAM A 9ª RPM, O 32º BPM, AS 9ª E 10ª COMPANHIAS INDEPENDENTES, A 2ª COMPANHIA DE MISSÕES ESPECIAIS E A 9ª COMPANHIA INDEPEDENTE DE MEIO AMBIENTE E TRANSITO. O FRANCO DESENVOLVIMENTO E O AUMENTO VERTIGINOSO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA FIZERAM COM QUE A UNIDADE TIVESSE REDUZIDO SEU TERRITÓRIO DE MAIS DE 18 MUNICÍPIOS PARA, HOJE, POLICIAR A REGIÃO LESTE DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA.