Polícia Militar de Minas Gerais

NONA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR

54º BPM


 

 

HISTÓRICO DO “GUARDIÃO DO PONTAL”

 

A Polícia Militar está presente no Pontal do Triângulo Mineiro a mais de um século.

Através de um Decreto, datado de 06 de maio de 1890, foi criado em Uberaba o 2º Corpo Militar de Polícia. Posteriormente a Unidade passou a denominar-se Batalhão e foi transferida para Juiz de Fora.

No ano de 1909 foi instalado em Uberaba o 4º Batalhão, cuja nome ainda prevalece. A unidade foi criada em 50 Destacamentos, sendo um deles abrigado pelo Município de Vila Platina, atual Ituiutaba. Durante várias décadas o Destacamento de Ituiutaba foi subordinado ao 4º Batalhão.

No ano de 1982, através de Decreto, foi criado em Uberlândia o 17º Batalhão, ficando a fração de Ituiutaba sob a jurisdição desta nova Unidade, com a denominação de 94ª Companhia.

Em 1990 a fração de Ituiutaba foi elevada à categoria de Companhia Especial, quando seu comando passou a ser função de Major. O primeiro oficial superior a comandar a fração foi o Maj PM Gilberto de Oliveira.

Pouco tempo depois, em 1993, a responsabilidade territorial do 17º Batalhão ficou adstrita ao município de Uberlândia, ocasião na qual, através da Resolução Nº 2939, de 18 de agosto de 1993, duas novas Unidades foram criadas no Triângulo Mineiro: a 9ª Companhia Independente, sediada em Araguari, e a 10ª Companhia Independente, sediada em Ituiutaba. A solenidade de instalação da 10ª Cia PM Ind ocorreu no dia 25 de agosto de 1993.

Com esta mudança a Guarnição Policial Militar de Ituiutaba ganhou autonomia administrativa e passou a se preparar para dar resposta aos aneseios da população do Noroeste do Triângulo Mineiro.

Como se percebe, a 10ª Cia PM Ind seguiu sua trajetória ascendente de categorias de Fração, até chegar a classificação de Batalhão. Tal evolução não se deu por acaso. Ela é fruto da visão estratégica do Comando da Corporação ao longo dos anos, que acompanhou, durante a história de Ituiutaba e dos outros nove municípios abrangidos pela Unidade, o crescimento populacional e econômico, além do aumento da demanda por segurança pública na região, o que acabou por gerar a necessidade de uma nova rearticulação da Unidade.

Assim, em 2010, após anos de espera, a 10ª Cia PM Ind foi elevada à categoria de Batalhão da Polícia Militar, através da Resolução 4118 de 23 de Novembro de 2010. Ocorrendo efetivamente sua instalação no dia 29 de dezembro de 2010.

 

Conheça mais do 54º BPM: http://www.pmmg.mg.gov.br/54bpm