Polícia Militar de Minas Gerais

NONA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR

separe os e-mails por vírgula

9ª RPM tem novo Comandante

03/02/2020

No último dia 31, o Comandante-Geral da PMMG Cel Giovanne Gomes da Silva presidiu a passagem de comando da 9ª RPM, em que o Cel Cláudio Vitor Rodrigues Rocha passou o cargo ao Cel Alex Augusto Chinelato de Souza. Durante o evento, diversas autoridades civis e militares estiveram presentes para se despedir do Cel Cláudio Vitor e dar boas vindas ao Cel Chinelato.

Após três anos à frente da 9ª RPM, o Cel Cláudio Vitor deixou o comando e entra para o Quadro de Oficiais da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Durante sua gestão, conquistou a redução dos índices de crimes violentos abaixo dos patamares registrados no ano de 2010 em Uberlândia e Região. Em 2019, estes índices ficaram 28,52% a menos do que o registrado em 2018.

Para chegar aos resultados positivos, ao longo destes três anos, promoveu a redução do efetivo empregado na administração da 9ª RPM objetivando a criação de pelotões de trânsito; implementação das Bases de Segurança Comunitária na cidade de Uberlândia; incremento de Cursos e Treinamentos no âmbito da Região; implementação das “equipes corujão”, digitalização da rede rádio em 100% da área de abrangência da 9ª RPM, sendo a região do interior do estado pioneira, dentre outras ações. Somado a isso, atuou em constante parceria com órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal, Polícia Civil através do GCOC/GAECO, NIC e FICCO.

O novo Comandante da 9ª RPM, Cel Chinelato, natural de Juiz de Fora, comandava anteriormente o 10º BPM, sediado em Montes Claros. Nos três anos em que comandou a Unidade, promoveu diversas ações que colocaram o Batalhão em primeiro lugar entre as unidades que mais reduziram os índices criminais no âmbito estadual, em 2019.

Autor: EA