Polícia Militar de Minas Gerais

9º Batalhão de Polícia Militar

Museu 9º BPM


Histórico do Museu:

No dia 16 de agosto de 2012 Barbacena ganhou mais um ícone cultural. A criação do Museu do 9º Batalhão da Polícia Militar "João Guimarães Rosa" traz um sentimento de resgate da memória e ao mesmo tempo da importância em preservar a história do 9º BPM, que desde a década de 1930 tem projeção política e social em Barbacena e região, através do compromisso oficializado pelos soldados da Força Pública Estadual de Minas Gerais, sobretudo deste 9º Batalhão da Polícia Militar, que decerto é uma referência para a história regional mineira.

Diante da importância de resgate da memória e da história deste batalhão, o Coronel PM Ricardo Matos Calixto, Comandante da 13ª RPM e Major PM Walter Rodrigues Nunes, Comandante do 9º BPM idealizaram a criação do Museu, incumbindo a Assessoria de Comunicação Organizacional de formatar o projeto de instalação e criação do museu.

Para execução do projeto de criação do Museu do 9º Batalhão da Polícia Militar foi designado o Capitão PM Carlos Henrique Souza e Silva e o 1º Sargento PM Francisco de Paula Ferreira Neto.

O Museu do 9º BPM "João Guimarães Rosa" rende homenagens ao Capitão-médico Guimarães Rosa por sua participação efetiva junto à Força Pública de Minas Gerais, pela sua projeção na carreira militar e pelo reconhecimento em servir a esta instituição e aos seus companheiros, soldados, combatidos no Movimento Constitucionalista de 1932.

Seu acervo constitui-se em sua maioria de fotos e da reunião de alguns documentos impressos, mobiliário, armamento bélico e fardamento, totalizando 351 (trezentos e cinquenta e uma) peças, utilizadas no estudo, preservação e divulgação da História da Polícia Militar da cidade de Barbacena.

A sede do Museu localiza-se no conjunto arquitetônico construído em 1960 para abrigar a tropa do 9º Batalhão de Infantaria. No alto da colina do Monte Mário, possui ponto estratégico e com vista privilegiada, de onde pode se observar toda a cidade, contemplando o mais belo horizonte e por isto enaltecido como o mais belo batalhão das gerais, carinhosamente chamado de "Sentinela da Mantiqueira".

Fica então o convite para os amantes da cultura e engrandecedores da história. Conhecer o Museu do 9º Batalhão da Polícia Militar "João Guimarães Rosa" é fazer um resgate da memória valorizando os nossos antecessores e enobrecendo nossos atos para continuarmos a escrever páginas nesta bonita história.

"Porque os Soldados da Força Pública Mineira Vivem para Minas, morrem por Minas, e depois disso ainda são conclamados para lembrar os camaradas sobreviventes a viver para Minas e, por Minas, morrer!"