Polícia Militar de Minas Gerais

Portal da 7ª Região da Polícia Militar

19ª Cia PM Ind


A sua denominação inicial era 51ª Cia PM, pertencente ao 7º BPM, tendo sido um de seus primeiros Comandantes, o Capitão QOR Paulo César Nassif, no final dos anos 1970, sendo que em seu Comando, foi construído o Quartel da Cia, no trevo da rodovia BR262, na entrada de Pará de Minas, em ampla área verde, ao pé de uma serra, com amplo potencial para a construção de instalações de serviços e de lazer para a Cia.

Hoje, aproveitando parte deste potencial, além de estruturas físicas para o funcionamento da Unidade, há uma área de lazer, na área dos fundos do Quartel, com quadras esportivas, campo de futebol society e área coberta para confraternizações.

A 51ª Cia PM Ind foi elevada à condição de 51ª Companhia Especial PM, em 01 de Dezembro de 1994 e instalada esta elevação, em 07 de Fevereiro de 1995, abrangendo uma totalidade de 10 municípios distribuídos em 03 Pelotões, 07 Destacamentos e 03 Sub Destacamentos. A 51ª Cia PM Esp PM continuava pertencente ao 7º BPM, situado em Bom Despacho.

Desde sua instalação a Cia Especial PM teve três comandantes, sendo eles o Major PM Gilmar Couto Araújo, Major José Luis de Oliveira Nunes e o Major PM Euripes José Alves.

Em 22 de janeiro de 2009 foi elevada a Cia Ind, recebendo a denominação de 19ª Companhia PM Independente, pertencente à 7ª RPM, sediada em Divinópolis, sendo o seu primeiro Comandante, o então Major, hoje Tenente Coronel PM QOR Pedro Ivo Vargas. Atualmente, a 19ª Cia PM Ind é comandada pelo Tenente-Coronel Paulo Antônio de Morais Paula..

Com a elevação à Cia PM Ind, também houve alteração em sua responsabilidade territorial, ficando responsável pelo policiamento de 06 (seis) municípios em sua área de atuação, sendo eles Igaratinga, Onça de Pitangui, São José da Varginha, Pequi, Papagaios e Maravilhas, além de Pará de Minas, onde fica sua sede.