Polícia Militar de Minas Gerais

Portal da 7ª Região da Polícia Militar

60º BPM


Até o ano de 2001, a estrutura da PMMG em Nova Serrana contava com um Pelotão que pertencia à 50ª Cia PM de Bom Despacho. Em 06 de Abril de 2002, o Pelotão foi elevado a Companhia. Em novembro de 2009, a fração foi elevada à categoria de Companhia Especial. Em 2014, foi elevado à condição de Batalhão, recebendo a denominação de 60º BPM. Todos os recursos investidos vieram do esforço conjunto da Prefeitura Municipal de Nova Serrana e da Câmara de Vereadores.

Uma das justificativas para a elevação de categoria da fração instalada na cidade foi o crescimento acelerado do município, conforme foi demonstrado no Estudo de Situação confeccionado em maio de 2011. Nova Serrana cresce, em população, a uma taxa de 9,5% ao ano, segundo dados do IBGE. Ainda segundo o órgão, Nova Serrana registrou no último censo, 73.719 habitantes e passará dos 100.000 (cem mil) habitantes em menos de cinco anos.

O 60º Batalhão é conhecido como “Guardião do Cercado”, nome dado à extensão territorial circunscrita ao município de Nova Serrana. Hoje o 60º BPM é Comandado pelo Tenente-Coronel Hebert Ferreira Lanza Avelar.