Polícia Militar de Minas Gerais

Quadragésimo Batalhão de Polícia Militar

Histórico do 40º BPM


 

 

O INÍCIO DE TODA HISTÓRIA

 

O primeiro registro como fração da PMMG em Ribeirão das Neves  foi em 1948, sob a denominação de

“Quartel do Contingente de Ribeirão das Neves”

 

13 DE MARÇO DE 1987, DE FRAÇÃO DESTACADA A CIA ESPECIAL

A então fração passou a integrar o 18º BPM, sendo então denominada como 28ª Companhia.

Em meados dos anos 90 passou a pertencer ao 13º BPM, sob a denominação de 139ª Companhia Especial.

16 DE JUNHO DE 1998, ESMERALDAS INCORPORA A ENTÃO 2ª CIA INDEPENDENTE

Com o crescimento populacional e territorial da área de atuação passou a ter sob sua responsabilidade a cidade de Esmeraldas, município com aproximadamente 912 km quadrados, onde surgiu a necessidade de transformar a fração em UEOp. Tal fato ocorreu através do decreto nº 39.652, de 16 de junho de 1998, transformando em 2ª Companhia Independente. Já em 2014 a cidade de Esmeraldas deixa de pertencer a unidade, sendo implantado a 6ª cia IND.

13 DE MARÇO 2006 ELEVAÇÃO A BATALHÃO

Com o aumento da demanda foi criado através da resolução nº 3.848, de 13 de março de 2006, o 40º BPM, que substituiu a 2ª Cia Ind. PM, abrangendo o município de Ribeirão das Neves. Subordinado à 2ª Região da Polícia Militar, o 40º BPM está articulado atualmente em 4 companhias operacionais, sendo:

 

201ª Companhia, denominada Tático Móvel, está localizada na sede do batalhão em ribeirão das neves e tem como função prioritária o recobrimento de toda área do 40º BPM e a prevenção e repressão a crimes violentos.

 

 

202ª Companhia PM, localizada no Centro de Ribeirão das Neves, é responsável pelo policiamento ostensivo na área central da cidade. Possui o grupo de patrulhamento especializado em áreas de risco (GEPAR), que atua nos bairros Rosaneves e Santinho. Estão situados na área da 202ª Cia PM a sede do Poder Executivo Municipal, do Poder Judiciário e do Ministério Público Municipal, a Câmara de Vereadores, a 10ª Delegacia Seccional, cinco estabelecimentos penitenciários.

 

 

203ª Companhia PM, localizada na sede do 40º BPM, cuida da segurança de toda a região oeste (incluindo sudeste e noroeste) de Ribeirão das Neves. É a subunidade responsável pelo gerenciamento e administração das ações e operações preventivas e repressivas de preservação da ordem pública de dezoito bairros, com uma população de aproximadamente 80 mil habitantes. A companhia dispõe de diversos recursos para a manutenção da segurança pública, tendo o GEPAR atuando nos aglomerados existentes na subárea.
 
 
 
 
 
          204ª Companhia PM, está sediada no centro comercial de Justinópolis, onde  encontra-se a maior parte da população de Ribeirão das Neves, com cerca de 200 mil habitantes. A companhia possui a missão de prevenir e reprimir a ocorrência de delitos criminosos. Possui diversas formas de policiamento, que vai do policiamento a pé até a patrulha de operações (POP).
 
 
 
 
 
A SAS – Seção de Assistência à Saúde - do 40º BPM localiza-se na região central de Ribeirão das Neves, junto à sede da 202ª Companhia PM, situada à Praça 21 de Abril, n° 35, Bairro Esplanada. Possui, atualmente, dois oficiais QOS, sendo um dentista clínico e um médico.