Polícia Militar de Minas Gerais

TERCEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR - 3º BPM

Histórico do Batalhão


                                                                3º BPM - Há mais de um século servindo à comunidade                  

              

Em 06 de maio de 1890, o então Governador João Pinheiro da Silva exarou o Decreto de criação do 4º Corpo Militar de Polícia em Diamantina, em 07 de junho daquele mesmo ano, quando ocorreu a instalação da Unidade.

Naquele tempo, a organização da Força Policial do Estado de Minas Gerais se comporia de 1500 homens entre Oficiais e Praças, divididos em quatro corpos com comandos independentes, sob as ordens diretas do Governador do Estado e subordinado a um Chefe de Polícia.

No Decreto em tela ficou definido que o primeiro Comando do 4º Corpo Militar de Polícia, em Diamantina, ficaria a cargo do Major Francisco de Paula Xavier de Abreo. Cabe esclarecer que o 3º Batalhão já se chamou 4º Batalhão da Brigada Policial de Minas, conforme Decreto nº 886, de 19 de dezembro de a895, da lavra do então Presidente do Estado, Crispim Jaques Bias Fortes; foi naquele período que as Unidades passaram a se chamar “Batalhões”.

Por meio do Decreto 1.356 de 25 de janeiro de 1900, ficou estabelecido que o 1º Batalhão tivesse sede em Belo Horizonte; o 2º Batalhão na cidade de Uberaba e o 3º Batalhão na cidade de Diamantina. Poder-se-ia atribuir por isso, a essas Unidades, a carinhosa designação de Unidades-Mãe da Polícia Militar, em razão de que delas aas demais Unidades se originariam.

Nesse sentido, cabe mencionar que o 3º Batalhão já teve sob sua jurisdição os seguintes municípios: Santa Luzia (35º BPM), Paracatu (45º BPM), Almenara (44º BPM), Vespasiano (sede da 3ª RPM e do 36º BPM), Sete Lagoas (25º BPM), Montes Claros (sede da 11ª RPM, 10º e 50º BPM), Januária (30º BPM), Governador Valadares (sede da 8ª RPM, 6º e 43º BPM), Janaúba (51º BPM), Teófilo Otoni (sede da 15ª RPM e 19º BPM), Curvelo (sede da 14ª RPM e 42º BPM), além de todas as cidades pertencentes a estes Batalhões. Nessa perspectiva, cumpre reconhecer que desde então o 3º Batalhão se acha estrategicamente erguido no alto da cidade a cavaleiro da proteção do município e de todos os outros de sua circunscrição. Januária, Pirapora, Salinas, Salto da Divisa (Divisa de Minas com a Bahia), entre outras.

É articulado em 19 municípiose um distrito possuindo 02 Companhias PM, A 36ª Cia PM sediada em Diamantina e 144ª Cia PM em Serro, somando uma população de 152.517 habitantes em uma área 11.953 Km². No âmbito da Polícia Militar, o Terceiro Batalhão conquistou ao longo do tempo, a imagem de uma Unidade não só tradicional, mas também eficiente no combate à criminalidade.

O atual Comandante do 3° BPM é o Tenente Coronel Gláuber Santos Barroso.

 

                                                                               

 

                                                              Assessoria de Comunicação Organizacional - 3 BPM

 

Mais sobre o 3º BPM 132 kb

Conheça a SAS do 3º BPM 195 kb