Polícia Militar de Minas Gerais

32º Batalhão de Polícia Militar

169ª Cia PM


HISTÓRICO DA 169ª CIA PM

No final do ano de 2004, diante da dinâmica dos eventos relacionados à segurança pública na cidade de Uberlândia, mais uma vez o 32° BPM rearticula-se, e coube à 169ª Cia PM assumir parte da subárea de responsabilidade da 109ª Cia PM e parte da subárea da 171ª Cia PM, deixando a atividade de recobrimento para a recém criada 200ª Cia TM. Atualmente, a 169ª Cia PM presta serviços diuturnos para as comunidades dos seguintes bairros: Planalto, Jaraguá, Cidade Jardim, Tubalina, Nova Uberlândia, Morada da Colina, Patrimônio, Jardim das Palmeiras, Jardim Holanda e Canaã.

A atual sede da 169ª Cia PM, localizada na Rua Yá Nasso, 12, Bairro Planalto, foi inaugurada em Julho de 2005, onde passamos a atender a comunidade com maior proximidade. Essa Cia é comandada pelo 1° Ten PM Thiago Andrade Lana e desenvolve diversos programas de controle de criminalidade e integração à comunidade. O GEPAR, Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco, foi implementado em Março de 2007 no Bairro Canaã, e obteve ótimos resultados, como a redução de mais de 60% na criminalidade violenta, em se comparando o período de Março a Dezembro de 2007 com o mesmo período de 2006.

Também os registros de furtos foram reduzidos em mais de 50% no bairro no mesmo período. Mesmo com a expressiva redução da criminalidade violenta alcançada em 2007, no ano seguinte, em 2008, houve nova redução dos índices de crimes violentos, sendo alcançada a redução de 20% dos delitos desta natureza em relação ao ano de 2007. Angariou ainda o GEPAR a confiança e o respeito perante a Comunidade em que presta seus serviços, dada a interação comunitária a que se dedica o grupo. As Ciclo-Patrulha são empregadas nos setores comercias da subárea, permitindo um maior contato do policial com a comunidade comercial da Companhia e  uma maior mobilidade dentro do setor de patrulhamento.


O Programa Vizinhança Solidária iniciou-se através desta Cia PM e funciona, atualmente, nos bairros Cidade Jardim, Jaraguá e Jardim das Palmeiras, num total de 222 famílias participantes e 32 células inauguradas. Desde o momento que o programa iniciou-se, a comunidade participante experimentou resultados muito positivos, pois a incidência de crimes contra residências diminuiu substancialmente.

Ex-comandantes da 169ª Cia PM: Cap PM Fabrízio, Cap PM Duque, Ten PM Fábian, Cap PM Conrado, Cap PM Viana, Ten PM Emiliano, Cap PM Ednaldo, Cap Tielmann, Cap Magno.

 

ENDEREÇO DA 169ª CIA PM:

R: Yá Nasso, 100, Planalto.

Fone: (34) 3217-8740.