Polícia Militar de Minas Gerais

32º Batalhão de Polícia Militar

Histórico do 32º BPM


O Trigésimo Segundo Batalhão de Polícia Militar “O Guardião do Cerrado” foi instalado no dia 10 de fevereiro de 1999 com a missão de executar as atividades de polícia ostensiva de prevenção criminal na região oeste da cidade de Uberlândia. Inicialmente, por não possuir instalações adequadas para abrigar suas seções, iniciou seus trabalhos em caráter provisório, dividindo a sede com uma de suas companhias, a 109ª Cia PM, situada a Rua Juhen Cecílio Jorge, n°. 270, Jardim Patrícia, enquanto envidavam esforços no sentido de viabilizar a sua futura sede. Nesse momento, a Unidade dispunha de poucas viaturas e o mobiliário utilizado foi aquele que já existia na antiga Companhia. Até mesmo o telefone disponível que era utilizado foi um orelhão existente na porta da Cia.

Iniciou-se, então, um incansável trabalho voltado para o estabelecimento da identidade do 32° Batalhão, visando torná-lo conhecido da população e reconhecido pelas atividades que passou a desenvolver. Sem demora, os resultados começaram a surgir, tais como a redução da criminalidade violenta, fato, à época, amplamente divulgado na imprensa local. Durante esse período, a Unidade já desempenhava várias atividades voltadas para a melhoria da segurança, por meio de um conjunto de ações e operações policiais militares, das quais se destacaram os policiamentos comunitário, escolar e o ciclo patrulhamento, além da realização de palestras em escolas com o grupo teatral “Trânsito Livre” e da implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Quando o 32º BPM completou cem dias de instalação, já havia muito que comemorar; na ocasião, várias autoridades, colaboradores e servidores foram homenageados; a interação comunitária foi fortalecida com a demonstração do potencial produtivo da Unidade. Surgiu, posteriormente, a possibilidade de transferência da sede do Batalhão para a Avenida Paes Leme, Bairro Osvaldo Rezende, o que ganhou o apoio da população e de políticos influentes. Tal ação obteve êxito com a união de esforços dos governos do Estado, do Município e da iniciativa privada, tendo como resultado a reforma do antigo prédio da CEMIG, garantindo, assim, a inauguração solene da nova sede em 31 de agosto de 1999.

Essas conquistas somente foram possíveis graças a muito trabalho e dedicação da equipe de profissionais da Unidade, lideradas pelo, então, Ten Cel PM Ademar Aparecida de Araújo e Maj PM Ademir Ribeiro de Moura, primeiro Comandante e subcomandante da Unidade, respectivamente. Nesses vinte e três anos, o 32° Batalhão teve outros 10 (dez) comandantes, o Cel QOR Itamar de Oliveira Pacheco Filho, o Cel QOR Edmar Rodrigues dos Reis, o Cel QOR Alfredo da Silva Ramalho, o Cel QOR Paulo Antônio dos Santos, o Cel QOR Sidney Miguel de Almeida Araújo, o Cel QOR Sandro Heleno Leite, o Ten Cel QOPM Flávio Umberto Simplicio de Lira, o Cel QOR Ailton Donisete de Souza, o Cel QOR André Márcio Alves Rodrigues e o Cel QOPM Sandro Heleno Gomes Ferreira.

Atualmente, comandada pelo Ten Cel PM Rodrigo Brasil Pereira, e prestes a inaugurar sua nova sede, a Unidade tem novo fôlego e, não menos motivados, seus valorosos servidores continuam incansáveis no cumprimento da missão assumida. As várias atividades operacionais e os inúmeros projetos comunitários desenvolvidos fizeram com que o 32° Batalhão de Polícia Militar fortalecesse seu nome, ganhasse a confiança e o respeito da comunidade, sendo hoje, motivo de orgulho para os policiais militares que integram o seu quadro. Há 23 anos promovendo a paz social na cidade de Uberlândia, os parabéns são para todos os amigos, colaboradores, policiais militares e comunidade, que sempre apoiaram na construção e crescimento desta valorosa Unidade, denominada 32º Batalhão de Polícia Militar, "Guardião do Cerrado".

 

Assessoria de Comunicação Organizacional - 32º BPM